quinta-feira, abril 12, 2007

Marketing Barato e Eficiente

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Marketing Viral, Marketing de Guerrilha. Não há como negar que o Youtube proporcionou um grande salto à essas ferramentas de Marketing. Várias empresas, com verbas de marketing não tão pomposas, estão tendo a chance de demonstrar seus produtos fazendo uso de outro ativo: a CRIATIVIDADE.

Este é o caso da empresa Blendtec. Para comunicar o lançamento de seu novo modelo de liquidificador, a empresa bolou um comercial para lá de inusitado. No comercial, são colocados dentro do liquidificador, diversos objetos que ninguém ousaria colocar: carrinhos matchbox, latas, lâmpadas, celulares, cartas de pôker e até um taco de golfe para socar tudo dentro do liquidificador. A idéia a ser transmitida: nosso liquidificador tritura TUDO. Assista ao vídeo abaixo.


Vai experimentar colocar o seu iPod? :)

Porém, a grande sacada, na minha opinião, está quando o doutor anuncia que vai colocar um iPod dentro do liquidificador, para atestar a qualidade do liquidificador. Este vídeo já é bem conhecido no Youtube. Segundo o CEO da empresa, as vendas, depois da divulgação do comercial, triplicaram.

Acredito que a feliz idéia de introduzir no vídeo, um ícone da cultura pop do século 21, o iPod, tenha sensibilizado quem assistiu ao vídeo. Até porque, quando alguém comenta sobre esse vídeo, acaba falando sobre o liquidificador que tritura iPods. Aí está uma simples idéia, de baixíssimo custo, mas que faz uso de uma das ferramentas mais potentes do Marketing atual: o Marketing Viral.

É o tipo de comercial que você manda para as pessoas através de e-mail. Neste caso, não há imposição da marca. É tudo muito natural e divertido. O resultado? Aparece nas vendas.

P.S.: Encontrei este vídeo no blog É Nóis, do
Ricardo Cianciaruso, da redação da Revista Época Negócios.