quarta-feira, novembro 21, 2007

Web 2.0 apresenta: De Volta ao Passado!

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Jovens de 15-20 anos descobrindo e ouvindo Duran Duran, assistindo e discutindo sobre o filme O Poderoso Chefão de [1972], Scarface [1983], descobrindo o Chacrinha e tantos outros no YouTube. Mais parece coisa de De Volta Para o Futuro [1985]. Felizmente não é!

A Internet nos deu esse poder. O poder de pesquisar e obter respostas instantâneas. O poder de descobrir coisas que ficaram perdidas no tempo. Isso é, sem dúvida, uma dádiva. Era muito ruim ficar conversando com pessoas mais novas sobre "coisas da nossa época" e perceber que, mesmo com muito esmero, dificilmente conseguíamos traduzir o sentimento vivido.

Hoje, quem é curioso e ouve a essas conversas, pode entrar na Web e descobrir algo genial. Pode, inclusive, saber mais sobre determinado filme, artista, do que aqueles que viveram na época.
Só para se ter uma idéia, a Comunidade de admiradores do filme O Poderoso Chefão tem quase 30.000 pessoas! Levando-se em conta que o filme é do ano de 1972 e 99% das pessoas que acessam o Orkut nem sequer era nascida na época, o número é relativamente grande.

Na Inglaterra, não é incomum assistir a banda novas fazendo covers de Duran Duran, por exemplo. Em todo lugar, as famosas Festas anos 80 são regadas à vídeos de YouTube e mp3 baixadas via Internet, sem as quais, seria praticamente impossível reproduzir as "pérolas" da época, a não ser que você tenha aquele amigo que tem a mania de colecionar tudo. Ah, ele também precisa estar, no mínimo, perto dos 30.

É extremamente prazeroso acessar o Google e pesquisar sobre um filme antigo, uma banda extinta e descobrir coisas que você nem imaginava ter acontecido na época. As revistas envelhecem, perdem a capa e, inevitavelmente, vão para o lixo, junto com as notícias. Na Internet só as notícias envelhecem. Mas tudo continua lá. Tudo sobrevive ao tempo.

De certa forma, a tecnologia nos permite avançar como nunca. Mas ela também nos proporciona uma viagem ao passado. Que bom!