segunda-feira, janeiro 07, 2008

HULU HULU! Viva a Gratuidade!

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Os nomes de portais de serviços online estão mesmo cada vez mais inusitados. Começamos o ano de 2008 já com um desses nomes que promete fazer muito barulho.

Ele estará disponível para os americanos no início deste ano. Trata-se do HULU, um portal de vídeos online, onde simplesmente você poderá assistir várias de suas séries de TV prediletas de forma gratuita, como Heroes, Simpsons, CSI, The Office, Prison Break e até Miami Vice, além de alguns filmes. Um sonho!


O serviço, que está ainda em fase de testes apenas para usuários residentes nos EUA sob a forma de convite, foi criado por um conglomerado de mídias norte-americano: a NBC e a News Corp. Diferente do YouTube, o portal não oferece conteúdo gerado pelo usuário. Trata-se de conteúdo tradicional de TV. O modelo do negócio é sustentado pela receita obtida através de anunciantes. Ao assistir um vídeo, é apresentada logo no início, uma tela onde é exibida a marca do anunciante. No meio do programa também há um comercial tradicional de 30 segundos.

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Perceba no canto esquerdo da tela: basta escolher o episódio e assistir

Percebe-se que o negócio do HULU é a venda de publicidade. Encaro a atitude da NBC em criar o serviço como uma forma de atenuar a perda de telespectadores para a Internet. Mais uma vez, fica claro que as 2 mídias se complementam, TV e Web. A NBC continuará a arrecadar receita com a TV e agora com a Internet.


O telespectador ganha PODER. Agora poderá escolher a que horas irá assistir à sua série ou filme predileto, pelo menos de uma forma "legal". Bem, digamos que isso sempre foi possível, através de meios "não legais". Aficcionados por séries nunca esperam pela estréia de novas temporadas no Brasil. Sempre foi bastante fácil encontrar vasto conteúdo para download.

No entanto, fico me questionando: como será controlado esse tipo de conteúdo? Todos sabemos que, na Web, para tudo se dá um jeito. Quando o YouTube surgiu, as pessoas reclamavam da impossibilidade de realizar o download de vídeos que gostavam. Não demorou muito para que surgissem ferramentas que permitiam o "cambalacho". Creio que não irá demorar para que aconteça o mesmo com o HULU, afinal, tudo na Web é questão de tempo. As vezes mais, as vezes menos.

Como disse James McQuivey, analista da Forrester Research, "Nós ainda estamos bem no começo do jogo do vídeo online". A iniciativa do grupo NBC começa oferecendo algumas séries e poucos filmes, mas você consegue imaginar até onde ela poderá chegar?

Imagine um cenário onde todas as pessoas possuem banda larga de altíssima velocidade. Imagine um serviço semelhante ao da NBC, mas com um acervo descomunal que, além de oferecer séries atuais e clássicas, oferece filmes também atuais e clássicos. Agora imagine uma locadora de vídeo, com acervo de filmes e espaço limitado. Você enxerga algum futuro?


Foi divulgado há poucos dias que o iTunes irá oferecer serviço de locação de filmes. Iniciativa louvável. Mas, como diz o próprio nome do serviço, trata-se de locação. E locação é paga. Na Web, é preciso encontrar uma forma de oferecer as coisas de forma gratuita. As pessoas querem tudo para ontem.

Burocracia não combina com a velocidade que a Web permite que as coisas sejam disponibilizadas. Internet tem haver com abundância. Sempre digo isso. Talvez, baseada nessa premissa, a própria NBC retirou seu conteúdo disponível para venda no iTunes e o está oferecendo gratuitamente no HULU.


Aos poucos, os colarinhos brancos que nada entendem do mercado de Internet, irão dar lugar aos novos, que já percebem que cobrar por conteúdo na rede não é lá algo muito interessante. Interessante é viabilizar novos modelos de publicidade.

É aí que o HULU pode evoluir. Ele ainda é baseado no modelo tradicional. Em serviços como este, quem deve pagar a conta é o anunciante e não o internauta. Mas, novamente, como disse James McQuivey, "Nós ainda estamos bem no começo do jogo do vídeo online".

PS.: Para receber um convite e testar o HULU, acesse o site http://www.hulu.com e cadastre o seu e-mail. Mas lembre-se. O serviço só está disponível nos EUA. Mas, como eu disse neste artigo, na Web há um jeito para tudo. Já há quem tenha encontrado um jeito de acessar o portal aqui do Brasil. Se você conseguiu, me avise.

UPDATE: Para acessar o HULU, caso você já tenha recebido o convite, basta fazer o download do HotSpot Shield e conectar o serviço. Como ainda não recebi meu convite, fiz o teste através dos vídeos disponíveis no blog deles. Pelo menos aqui [link Virtua de 2Mb], um vídeo de 2 minutos demorou mais de 1 minuto para carregar pouco mais de 3 segundos!!!

Assista abaixo, um vídeo demonstrando algumas funcionalidades do HULU através de um UMPC