quarta-feira, janeiro 16, 2008

XIMMY: xiiiiiiiiiiii, mais um DIGG?

Photobucket

Hoje, li no TechCrunch sobre o lançamento do portal XIMMY. Trata-se de mais um "DIGG-LIKE". Para quem não conhece, o DIGG é um site onde os usuários submetem links de notícias e, as mais votadas, vão para a capa ou, página principal.


O XIMMY não traz nenhuma grande novidade em sua funcionalidade, quando comparamos ao DIGG, exceto o fato do usuário receber dinheiro quando atinge determinada pontuação! Exatamente, você vai acumulando pontos. Ao enviar uma notícia ou comentar em alguma delas, você ganha 1 ponto.

Caso a notícia que você enviou receba votos suficientes para atingir a 1º página, você ganha 15 pontos. Veja abaixo quantos pontos são necessários para que você ganhe algum "trocado". O dinheiro é pago via PayPal:

=====================
1.000 pontos => 10 dólares;
1.800 pts => US$ 20;
3.200 pts => US$ 40;
6.000 pts => US$ 80;
12.000 pts => US$ 160;
20.000 pts => US$ 300.
=====================

Bem. As pessoas participam em sites desse tipo não para ganhar dinheiro, mas para contribuir com alguma notícia interessante e, principalmente, arrancar algumas visitas extras em seus blogs, o que, indiretamente, pode acabar rendendo algum trocado caso o blog possua o AdSense ou outro tipo de programa de monetização bem implementado.

Mas o que pode acontecer quando alguém passa a contribuir em um portal desse estilo motivado única e exclusivamente pela grana? Em minha opinião, isso estimula o sensacionalismo. Lógico, sensacionalismo vende, é igual a notícia ruim. Mesmo sem dinheiro na jogada, o Rec6, o Digg brasileiro (sic!), vem se tornando uma mina de títulos sensacionalistas que, muitas vezes, nada ou pouco têm haver com a notícia ou o conteúdo do post linkado.

Agora imagine um sistema onde te pagam para emplacar notícias e comentar. Não é difícil prever a corrida maluca que o XIMMY pode se tornar, caso o portal realmente "aconteça". No Rec6 há vários links que eu não sei como chegaram na página principal, de tão "sem sal". Isso sem falar em usuários que enviam mais de 10 links por dia e, por "coincidência", emplacam 10 links na página principal. Afinal, qual o critério do Rec6? Há algum?

Imagine toda essa agente sendo remunerada por realizar "tais feitos". Ao que me parece, o único critério do XIMMY é mesmo o número de votos que cada link recebe. Ihhhhhhhh...

Você não acha que já há muitos "DIGG-LIKE" no mercado?

Obs.: Este Blog está concorrendo ao Prêmio IBEST na categoria Tecnologia. Se você gosta do que lê por aqui, aproveite para votar clicando aqui. Thanks :]