domingo, fevereiro 24, 2008

2008: Um Ano de Grandes Mudanças

Photobucket

Ultimamente vocês devem ter pecebido que o blog não está mais sendo atualizado com a mesma freqüência costumeira. Geralmente, o Geração Internet contava com atualizações diárias, salvo em casos onde não foi possível realizá-las, por motivos técnicos ou por querer expor, por mais tempo, um determinado assunto.

Nas últimas 2 semanas, este blog vem carecendo de atualizações freqüentes e de textos mais instigantes, analíticos e "viajantes". Este sempre foi o propósito da criação deste blog: motivar um debate, abordando os acontecimentos mais recentes englobando tecnologia, convergência de formatos de mídia, novas formas de publicidade e tendências relacionadas a tão alardeada geração internet.

No último dia 11, me mudei para São Paulo para trabalhar com o que sempre quis: Comunicação e Internet. Iniciei nesta data, meus trabalhos na agência RIOT, que é especializada em Estratégias em Mídias Sociais. Apesar do pouco tempo de vida, a agência já é a maior da América Latina e está em franco crescimento. Além de tudo, é um grande prazer trabalhar na mesma equipe com pessoas como Caio Novaes, do blog Brogui, Luiz Gerônimo, do Tarja Preta e Mirian Bottan, do Substantivolátil.

Como mudanças envolvem uma série de adaptações e reorganizações, ainda não consegui parar para resolver questões de conexão de Internet em minha casa. Estou com o meu roteador ainda guardado na mala. Só utilizei meu notebook na Campus Party.

Em contrapartida, minha adaptação a São Paulo vai de vento em popa. Sempre fui cosmopolita e, morar em uma cidade com 1001 opções e ter a sensação constante de estar no centro de tudo, me faz bem, muito bem :]

No entanto, pretendo, nesta semana que está começando, resolver algumas questões pendentes, reorganizar meu tempo e retomar o blog. Ao invés de estar escrevendo este texto eu poderia já estar resolvendo isto, certo? Errado. Estou escrevendo porque estou em Florianópolis. Vim visitar a família, afinal, não tenho sangue de barata. Escrevo este texto direto do meu bom e velho Desktop, com aquele teclado barulhento, que eu já estava desacostumado.

Em 2008, este blog passará por uma grande reestruturação, ainda no primeiro semestre. A migração para o WordPress e o novo layout já estão sendo preparados, além da inclusão de um colaborador "de primeira". O logo que você vê no topo da página ainda não é definitivo, mas está em estudo, procurando se adequar ao novo layout que está sendo preparado.

Enfim, 2008 será um ano melhor que 2007. Não só para este blog, mas para o mercado blogueiro em si. Será um ano onde espero que os embates entre blogs x mídia tradicional cessem de vez e que o "outro lado" compreenda que blog já não é mais blog, mas sim uma nova mídia, uma nova alternativa, não apenas um novo canal viável
para a democratização efetiva da informação, mas também uma nova forma de se fazer publicidade que, no ano de 2007, teve um grande avanço.

Que em 2008, estes embates se transformem em debates agregadores. Os debates sobre blogs x mídias tradicionais na Campus Party não levaram a nada, é verdade. Alexandre Fugita, editor do blog Techbits, chegou ao cúmulo de ser barrado em um debate sobre o assunto. Motivo: é blogueiro e a preferência era para "veículos da imprensa".

Esse tipo de discussão já está enchendo o saco. E muita gente já está farta do assunto. Quando isso acontece, pode ser o sinal de que não faz mais sentido bater na mesma tecla. Chegou a hora de conviver com este novo formato. Chegou a hora de cessar embates que a nada levam. É hora de agir. É hora de fazer com que o novo modelo amadureça ainda mais. E tenho plena certeza de que neste ano daremos um grande passo nesse sentido.

E o Geração Internet, sem dúvida, não irá apenas acompanhar essas mudanças, mas também fará parte delas.

Até breve. Eu prometo :]