domingo, fevereiro 17, 2008

CAMPUS PARTY: A festa do Networking!

Photobucket
Parte da "família" RIOT na Campus Party, da esq. p/ dir.: Joice Gulman, Luiza Gomes, Fernando R., Caio "Brogui", Dani Dias e Luiz Jerônimo. Agachado, EU.

NOTA: O sorteio de 2 ingressos para o filme CLOVERFIELD continua. A divulgação dos ganhadores serrá realizada no próximo dia 20, Quarta-Feira. Para participar, clique aqui e, nos comentários do post, informe seu Nome, Endereço e E-mail. Boa Sorte! :]

Agora sim. Campus Party. A "festa" que tem a fama de ser a maior lan house do mundo, na realidade, é muito mais que isso. Ela tem jogos, videogames, games online. Mas também, coloca em suas mãos, algo muito mais precioso: networking.

Essa ferramenta tão essencial em qualquer profissão, foi a minha principal motivação em visitar a feira. Passei por lá nos dias 14 e 15. Conheci blogueiros notáveis, como o Mr. Inagaki, do blog Pensar Elouquece, o Gustavo J.Reige, do Outros Olhos, Lúcia Freitas, a organizadora do Mega Evento, e tantos outros que não me recordo agora, isso sem mencionar pessoas que nem mesmo tem blogs, mas estão de antenas em pé!

Todos estavam lá para tentar, ao menos, entender no que as novas mídias, de fato, estão contribuindo para criar novas formas de comunicação e interação com as pessoas. Como já disse, não me foquei demais em estandes de empresas que estavam participando do evento, mas dei uma conferida em alguns. Alguns me decepcionaram bastante. Yahoo! e Google por exemplo.

Este último, representado pelo YouTube, era tímido e simples. Os dois estavam focados em peuenas ações. Mas nada que criasse impacto. Acredito que ano que vem, caso haja uma 2ª edição (e tem tudo para acontecer), isso deve mudar.
Photobucket
VJ Rafa, da MTV, entrevista o colega Renê Fraga, do Google Discovery. Ao fundo e "discostas", EU :]

O estante da CCE, cujo blog e "adesivo" de personalização valem ser conferidos de perto e com bastante atenção, foi o mais criativo e ousado de todos. Se destacou por vários detalhes, como área de personalização de notebooks, lounge e muito bom gosto. As cores utilizadas no estante não fizeram por menos. Chamaram bastante a atenção.

Vale registrar também, os debates e embates sobre Blogs Vs. Mídia Impressa. Não gostaria de utilizar este "Vs.", mas, na realidade, o cenário atual, ainda é este. Ainda havia no ar aquele clima de competição. Não há, pelo menos pela maioria, a percepção de que as novas mídias estão aí para servir de complemento. A idéia de "extermínio" e todo o deslumbramento antes, defendido por nós mesmos, blogueiros, amadureceu muito.

Já há rumores de que a Telefônica, patrocinadora oficial do evento, confirmou para 2009, mais uma edição do evento. Não é para menos. Tirando alguns problemas com a Internet - o que foi inaceitável -, não houveram maiores problemas.

A segurança estava atenta e, o esquema de cadastramento de notebooks, apesar de incômodo, dava uma certa segurança a todos que estavam na "bancada de blogueiros", de sair e conferir os debates, sem precisar carregar suas máquinas de um lado para o outro.

Aos que não foram, não percam a próxima. Da mesma forma que os blogs e a dita "nova comunicação", este evento veio para ficar!

Ps.: Repórteres, por favor! Procurem investigar e pesquisar mais sobre um assunto quando forem cobrir uma feira. Ao realizar uma entrevista sobre a gama de assuntos que havia disponíveis por lá, a maioria deles preferia colocar toda aquela "loucura" dentro de um mesmo pacote, chacoalhar e perguntar: "Como é essa vida nerd? Como vocês se conhecem? E essa coisa de blogs?" ¬¬

Parabéns ao VJ e blogueiro RAFA, da MTV. Ao entrevistar o colega Renê Fraga, do Google Discovery, utilizou perguntas inteligentes e pertinentes. Que assim seja!