quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Microsoft compra Apple? Não não...

img

É o assunto do momento. Microsoft quer comprar a Yahoo!. Todo site ou blog que trata de tecnologia, já abordou o assunto, seja através de uma nota ou fazendo uma análise mais completa sobre o assunto. Quem vem fazendo uma cobertura detalhada e repleta de análises é o blog Google Discovery, do Renê Fraga.

A Microsoft é conhecida por copiar ao invés de criar. Parece que inovação é uma palavra que não faz parte do vocabulário da empresa. A postura da empresa é sempre cisuda, sempre "preto e branca", sem graça, sem sal, brocochó, e outros adjetivos que você certamente tem aí guardados com você.

Na Web, da mesma forma que acontece com empresas do "mundomicroyahoo físico", as empresas têm seguidores. Muitos deles, bastante fanáticos [acesse aqui algumas fotos criadas por usuários revoltados com a proposta da Microsoft]. Fico imaginando o seguinte cenário, obviamente algo praticamente impossível de acontecer: MICROSOFT COMPRA APPLE! Ou, MICROSOFT COMPRA A GOOGLE!

Vamos imaginar estes dois cenários, sem qualquer compromiso, esquecendo de normas contra a formação de monopólios e outras questões, e usando de bastante humor. Falar que protestos aconteceriam nos quatro cantos do mundo seria óbvio demais, certo? Soldados da marca Apple Usuários de Macs, desde designers até entusiastas do carismático - pelo menos para nós - Steve Jobs, ficariam órfãos de inovação, ousadia e bom gosto quando o assunto é design.

pic10 iPods mudariam seu design e passariam a tornar-se semelhantes aos atuais Zune, mp3 player da Microsoft. O preço das canções no iTunes sofreria um acréscimo e o DRM retornaria, já que Bill Gates encontraria uma forma de fazer com que a "tranca" fosse aceita pelos usuários. Não haveria outra forma de ouvir música, pelo menos de forma legal. A já tradicional MacWorld, sempre tão festejada e aguardada por jornalistas e seguidores da maçã em todo o mundo, passaria a ser substituída por uma newsletter via Windows Live Mail.

O Google, nas mãos da Microsoft, também poderia sofrer várias alterações. As sedes da empresa não seriam mais tão cool. A administração tradicional e todo o peso de uma empresa pesada corporativamente como a Microsoft, contaminariam a Google, a ponto de reduzir quase a zero o ritmo de criação de novas ferramentas. O Google Docs mudaria seu nome para Office Live e teria várias funções restritas. Um acesso Premium seria oferecido.

Com tudo isso, Steve Jobs passaria a fazer uso de um PC. Ele assumiria, em entrevista coletiva, que todos os seus anos frente à Apple não serviram para nada mais além do que colocar em prática seus devaneios. Segue um trecho de uma [im]possível e fictícia entrevista:

"[...], não. Todo o esforço foi inválido. Sempre tive novas idéias e sempre procurei priorizar a simplicidade aliada ao design. Infelizmente, a grande maioria das pessoas sjobsnão me entendeu. O grande número de retardados que me endeusavam mundo afora, não foram suficientes paraa garantir o futuro da Apple...

[...]são pessoas repugnantes. Além do mais, essas pessoas eram tão cegas que acreditavam em qualquer merda que eu dizia. Também cansei daqueles "Uauuuuu" sabe? Eles vinham dessas pessoas quando eu realizava eventos.

Acho que ouviria o mesmo som se eu mostrasse a bunda para elas. Em alguns momentos, achava que alguns rapazes realmente me desejavam. Eu me sentia muito mal com tudo isso. Agora, vivo feliz, continuo amigo de Bill. Tenho um PC em casa e fiz uso do "Churras Calculator" para organizar nosso primeiro churrasco. Em meu blog, hospedado no Live Spaces, manterei contato com todos que me apoiaram nesta decisão. Muito obrigado!"

Bem, voltando ao mundo real, graças à Deus: o que eu acho da possível fusão entre Microsoft e Yahoo!? Bem, logicamente preferiria continuar a ver a Yahoo! independente, sem os tentáculos de Bill. Mas, sabemos que no mercado, quando uma proposta é boa e pode teazer vantagens para ambos os lados, é muito improvável que não aconteça. Aos que pretendem abandonar o Flickr [serviço integrante do Yahoo!], caso a compra do Yahoo! pela Microsoft se concretize, um recadinho: "Vão arranjar uma mulher".

Ok, Ok. Gostaria que a Apple comprasse a Yahoo! Pronto.

Ps.: O post anterior, "Você compraria algo da CCE?", foi perdido "graças" ao Windows Live Writer. É nisso que dá elogiar demais algo da Microsoft ¬¬