terça-feira, janeiro 30, 2007

iGames: e o PLAYSTATION 3? Decola ou não?

E a guerra dos consoles de nova geração ainda nem começou. Não? Claro que não. Só quando o PS3 estiver realmente com uma base considerável de usuários é que veremos o circo pegar fogo. Sim, independente de quem ganhe a guerra, quem sai ganhando somos sembre nós, pobres mortais :-)

Photobucket - Video and Image Hosting
Playstation 3: vacilo ou só uma estratégia diferente?

Dessa nova geração, o caso mais bizarro é, logicamente o PS3. O X360 já está no mercado a mais de 1 ano e possui uma boa base de usuários. Também possui vários títulos bons e pra lá de interessantes, vide Gears of War (o melhor de todos até agora), Saint Row (clone de GTA), Call of Dutty 3 (melhor que a versão para PS3), etc.

Além desses, tem muita coisa boa programada para chegar ao 360 como Resident Evil 5, Winning Eleven e um possível Metal Gear Solid, sem falar é claro do matador HALO 3 que, a meu ver, consolidará de vez o console da Microsoft caso o jogo tenha a mesma qualidade de seus antecessores.

E a Sony? A Sony, cada vez mais complicado com o lançamento bagunçado do PS3, está a cada dia, pagando a fatura pelos erros cometidos. O lançamento atrasado na Europa (por falta de peças segundo o fabricante) piorou ainda mais as coisas. Acredito que um dos maiores erros da empresa foi adotar, de forma precoce, o Blue-Ray como mídia padrão do console.

Photobucket - Video and Image Hosting
Xbox 360: vitória antecipada?

O Blue-Ray, ainda não difundido no mercado (alguém acredita nele?) tem causado vários prejuízos à Sony que, além de não poder lançar o console na Europa no ano passado por falta de peças que fazem parte do canhão, acabou encarecendo por demais o console. Mas nem tudo deve-se ao Blue-Ray: o PS3 é sim o mais potente dos consoles de nova geração. Possui o melhor processador e tudo o mais.

Porém todos sabem que nem só de tecnologia se ganha uma guerra. É preciso estratégia. E, dessa vez, parece que a Sony preferia adotar a arrogância ao invés de raciocinar sobre o mercado no qual está inserida. Da até a impressão que a empresa se deixou levar pela emoção ao invés de pensar nas regras do mercado. A questão principal é simples: Para que um console tão sofisticado se os desenvolvedores não possuem as habilidades requeridas e muitas produtoras nem tem condições de bancar os altos custos de desenvolvimento para o console?

Gears of War: o grande HIT do Xbox 360!


Do que adianta ser o melhor console se não há bons jogos? [Lembre do 1º Xbox. Parece que a Microsoft ainda lembra e aprendeu a lição].


Quem conhece o mercado de games há algum tempo, também conhece uma regra fatídica: Não há console que demonstre seu potencial completo antes dos seus 3 anos de vida [e olha que estou sendo até otimista]. O saudoso PS2, depois de 4 anos de vida começou a mostrar do que era capaz. Sim, pois é esse o prazo médio para que os desenvolvedoes se acostumem [peguem a manha] de programar para o hardware.

Uma outra lei no mercado de games, talvez a mais importante de todas: um console deve possuir uma arquitetura não muito complexa, para que os desenvolvedores se interessem em programar e em obter lucros sem perder muito tempo e dinheiro. O que a Sony faz? Lança o PS3 com uma arquitetura pra lá e complicada.

Ok, o PS2 também era complicado e os desenvolvedores viviam reclamando, mas não esqueça que o PS2 foi o 1º console da geração passad aa ser lançado. Não haviam concorrentes [o mais próximo era o Dreamcast da SEGA que, aquela altura já havia sido nocauteado pelo mesmo problema]. Além do mais, a marca PLAYSTATION já havia se estabelecido no mercado devido ao sucesso do Playstation original.


Photobucket - Video and Image Hosting
Nintendo Wii: Revolução? Parece que sim ...



Mas e o Playstation 3? Não deveria deslanchar se considerarmos o sucesso do PS2? Sim, mas o jogo agora é completamente diferente. O PS3 chega ao mercado como chegaram o Xbox e o GameCube na geração passada: é mais um pra briga. Isso muda todo o jogo. Todo mundo sabe que quem chega primeiro, a marca que chega primeiro, o primeiro produto lançado é sempre o que fica na cabeça das pessoas, é sempre o que tem mais chances de vencer a guerra.

Acredito que a Sony, já convicta e acostumada à vitórias, deixou o barco andar, na fé de que o PS3 repetiria a mesma história dos seus antecessores. Mas também posso estar errado, uma vez que a empresa possa ter optado por retardar o lançamento do console para lançar uma máquina mais atualizada e potente que a do concorrente. Bom, a Microsoft fez isso na geração passada e você conhece a história :-)

E o Wii, da Nintendo? Bem, o Wii vai bem, obrigado. Desde Novembro, data em que foi lançado, já vendeu mais de 3 milhões de consoles. O PS3 me parece que agora que chegou a 1 milhão. Tudo bem, o Wii tem a vantagem do preço, é muito mais barato. Isso sem falar no lançamento do Wii News Channel ...

Mas como fica o mercado agora? Wii vai conquistar o share que era da Sony? Ou o jogador hardcore vai preferir tecnologia ao invés de ficar jogando com em pé com um controle remoto?

Fato é que 2007 promete. Além do mais, tem muita gente apostando que a grande surpresa deste ano será o deslanche do PS3.

Veremos.

Enquanto isso, continuo feliz com meu PS2

:-)