terça-feira, abril 15, 2008

Os "Jogos-Evento"


"Hollywood teme que filme Homem de Ferro seja prejudicado por Grand Theft Auto IV". Caso esta notícia, publicada no site de entretenimento e cinema Omelete, tivesse sido veiculada há uns poucos anos atrás, poderia até soar como piada. Afinal, como um game poderia "atrapalhar" o lançamento de um filme?

Bem, sabemos muito bem que a indústria de games há muito se equipara e até mesmo, em alguns casos, chega a ultrapassar Hollywood em termos de faturamento. Tudo isso vem acontecendo pelo fato de as novas tecnologias permitirem que os games sejam mais complexos em termos de roteiro e apresentem realismo fora do comum.

Tudo isso vem atraindo, cada vez amis, um público cada vez mais diversificado. O lançamento de HALO 3 para Xbox 360, no ano passado, foi um verdadeiro evento. Ouvia-se falar sobre o game em todos os cantos da internet. Não diverente deverá ser o lançamento de Grand Theft Auto IV, este para Playstation 3 e Xbox 360, no dia 29 de Abril, nos EUA.

Imediatamente, fica até difícil de acreditar que Halo 3 chegou a ter uma abertura maior que a do recordista Homem Aranha 3 nos cinemas! Com Grand Thef Auto 3, a história não deve ser diferente, uma vez que o game também será lançado no Playstation 3.

É bem provável que grande parte do público-alvo do filme Homem de Ferro invista suas enconomias no novo game da Rockstar e deixe para voltar aos cinemas quando o "vício" passar ou suas economias voltem a sorrir. Enfim, videogames são hoje, uma das maiores e mais completas plataformas de entretenimento.

Não é à toa que vemos constantes adaptações, infelizmente desastrosas em sua maioria, de games para filmes. Lembram da época onde predominava o contrário?