sexta-feira, abril 11, 2008

As Redes Sociais MOBILE


Publiquei hoje, no blog da Trend Hunter, um artigo sobre as Redes Sociais Mobile. Para quem não conferiu, segue o artigo na íntegra. Espero que gostem. Para mais informações, clique aqui.

***

Qual será o próximo passo das Redes Sociais? Há gente que defende a idéia de que elas já estão saturadas. Há outros que defendem a criação de Redes Sociais mais focadas em nichos. Mas, no geral, todos devem concordar que as Redes Sociais vieram para ficar.

Mas e o próximo passo? Vimos o crescimento meteórico do Facebook e seu modelo de API's. Agora começamos a ver a Google colocar em ação o seu Google Open Social, que irá trazer, entre outras coisas, novas funcionalidades para o Orkut, muitas delas semelhantes aquelas que já funcionam no Facebook.

Mas e agora, com o crescimento dos acessos à Internet via Celulares e outros dispositivos Mobile, principalmente via iPhone, como as Redes Sociais irão se moldar à 3ª tela? Na 1º tela (TV) nem sonhávamos com a interação entre pessoas. De repente, com o surgimento da 2º tela (Computadores e Notebooks), a interação entre as pessoas começou a crescer de uma forma espantosa, e começaram a surgir os primeiros problemas com privacidade.

Agora, através dos Celulares, começam a pipocar em alguns cantos do mundo, as primeiras Redes Sociais que fazem uso de recursos que só aparelhos mobile podem oferecer. Uma dessas redes, a alemã AKA AKI, é baseada na tecnologia bluetooth dos celulares, o que permite que, ao andar pelas ruas, você encontre outra pessoa com os mesmos interesses que você. Quando isso acontece, um aviso é emitido para o seu celular, acusando a detecção de tal perfil. A partir daí você pode visualizar o perfil desta pessoa e se conectar com ela.

Você pode estar em um restaurante, em uma loja ou em uma festa e encontrar pessoas semelhantes a você que também estão fazendo uso da Rede Social no mesmo local e até iniciar uma conversa pessoal, caso você tenha interesse. É muito provável que as Redes Sociais Móveis comecem a se desenvolver neste sentido, trazendo apenas informações mais básicas e rápidas e que possam interessar a quem está em busca de contatos pessoais em um mesmo local, para realizar negócios, networking ou, simplesmente azarar.

Donos de iPhone, por exemplo, serão beneficiados, em breve, com uma Rede Social exclusiva, que possui todos os atributos citados aqui. A startup que está desenvolvendo o sistema ainda não revelou seu nome, mas usuários do celular da Apple farão parte de uma Rede Social Exclusiva, só para usuários de iPhone.

Faz todo sentido, uma vez que a maioria dos usuários de iPhone nos EUA é elitista. Será uma espécie de "iPhone Club", onde, por exemplo, em uma festa, será possível, através do seu aparelho, ver a foto e o nome de todas as pessoas que estão segurando um iPhone naquele local. E, a partir daí, as possibilidades são infinitas. Vamos aguardar para ver o que vem por aí.

Este tipo de Rede Social ainda está engatinhando. Ainda deverá se popularizar ao longo dos próximos anos. Dessa forma, está nascendo novamente, para os anunciantes, mais uma forma de fazer publicidade relevante e atingir muita gente, dentro de grupos de interesse específicos. Aliás, neste caso, seria bem interessante fazer uso de publicidade relevante a localização do usuário, semelhante aquela que está começando a surgir nos aparelhos de GPS.