terça-feira, dezembro 26, 2006

iGames - "CALL OF DUTY 3"


Esse é o nome do novo 'hit' para quem curte tiro em 1ª pessoa. Eu estou chegando atrasado na série (só vim a conhecer esse fabuloso títulonesta 3ª edição), é verdade. Porém, nada impediu que eu classificasse este Call of Duty 3 como o melhor simulador da 2ª Guerra Mundial já feito!

Parece exagero, mas acho que ainda estou sendo injusto tratando COD 3 como o melhor e você saberá o porquê. O jogo foi lançado para todas as plataformas, incluindo Playstation 2, Playstation 3, Xbox, Xbox 360, e Wii. Andei pesquisando na internet sobre as diferentes versões em cada um desses consoles.

A 'pior' versão seria esta que desfruto em meu velho, cansado e caduco Playstation 2, que aliás é ainda muito guerreiro e te faz perguntar como ele segura todos aqueles gráficos e efeitos na tela. A melhor versão é a do Xbox 360. Sim, ela é melhor que a versão do 'polêmico' Playstation 3, que apresenta algumas deficiências se comparada a versão do Xbox 360. Como isso foi acontecer? Com o Playstation 3 custanto de 499 a 599 dólares? Normal. É o que acontece quando um jogo é lançado para várias plataformas ao mesmo tempo, podendo o jogo não se acomodar muito bem a uma determinada plataforma. Neste caso, eles são apenas 'adaptados'. Nem todos recebem um 'polimento', e o resultado acaba aparecendo na tela.

Photobucket - Video and Image Hosting


Sobre a versão de Playstation 2, a única que joguei, esta, mesmo com os 'downgrades' se mostra fenomenal. O nível de realismo, o senso de urgência e emergência impera durante todo o jogo. Sim, é como estar na guerra, todo aquele barulho, toda aquela ambientação e um time de soldados lutando com você. Em certos momentos, me pego parado olhando para um detalhe em específico no cenário. As texturas esbanjam beleza. Donos de Playstation 2 sabem desde sempre que uma das maiores dificuldades do console é rodar texturas em alta resolução em jogos desse estilo. Porém o console cuida de tudo de forma bem satisfatória (é lógico que as texturas perdem qualidade em determinados momentos e nem seria justo compará-las ao nível de um Xbox360).


Há momentos em que você consegue ver aquelas texturas medonhas, mas são contratempos. O Playstation 2 não foi feito pra rodar esses jogos mais avançados já desenhados para a nova geração. Mas é possível notar que a equipe de desenvolvimento espremeu até a última gota de processamento para fazer o jogo se portar de maneira elegante na tela. O que mais incomoda? A queda de framerate. É, esse foi o preço por tanta ambição. O framerate (aquele probleminha que faz com que o jogo rode meio travado) acontece frequentemente, principalmente em cenários mais bonitos e com muita movimentação na tela.

Finalizando, se você gosta de tiro em 1ª pessoa e ainda 'atura' jogos sobre a 2ª guerra mundial, vá correndo atrás deste. Dou nota 9!

Confira abaixo o vídeo da versão para Xbox 360 e saiba do que estou falando :-)



Ps.: Tudo que você viu neste vídeo foi transportado de forma fiel para o Playstation 2. NADA foi excluído. Porém, vários efeitos e texturas foram adaptados para que o console pudesse acomodar o jogo. Todo o trabalho foi realizado pela Treyarch com maestria.