sábado, dezembro 30, 2006

iComportamento - "VOCÊ MANDA"

Photobucket - Video and Image Hosting

Esses dias meu irmão encontrou em uma comunicade do orkut, um link que dava acesso a um vídeo no YouTube. O link dava acesso a um clássico show do RPM, gravado em 26 e 27 de maio de 1986, no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo. Todo mundo sabe que esse foi o maior show em termos de som e estrutura já realizado por uma banda brasileira naquela época. Resumindo: uma LENDA.

Acontece que este show ainda não foi lançado em vídeo. Desde o ano de 86 o disco vem sendo vendido normalmente. Porém, o show em formato de vídeo (DVD), será lançado somente em meados de 2007, junto com uma caixa completa com todos os CDs da banda. Acontece que, quando o DVD do show for lançado, não haverá mais a exclusividade do lançamento: "Uau, saiu o show em DVD. Eu nunca assisti Rádio Pirata ao Vivo em formato vídeo!". Ok, haverão alguns extras, mas todo aquele 'feeling' de lançamento exclusivo já se perdeu.

Photobucket - Video and Image Hosting

O que estou querendo dizer é que quando se prorroga ou se demora muito para lançar algo que já está disponível em um outro formato (no caso do RPM o vídeo já existe em formato videotape, porém é uma raridade encontrá-lo), a chance de que o vídeo/show caia nos YouTubes da vida é grande, podendo dependendo do ponto de vista, causar um estrago ou até mesmo, ajudando a divulgar o produto. O problema é que esse estrago ou mesmo essa exposição antecipada, muitas vezes não são esperadas.

Isso é comum de acontecer no cinema. Cito o exemplo do recente Rocky Balboa (2006), lançado neste Natal nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, o filme será lançado somente no dia 9 de Fevereiro. Certamente isso da combustível extra para os piratas de plantão. Certamente eu e você iremos baixar o filme via BitTorrent, via eMule e tantos outros P2Ps da vida. Discutir se as pessoas que assistem ao filme em casa, depois de efetuar o download para os seus computadores, tornarão a assistí-los quando finalmente estrearem no cinema, já demanda um outro post, que ficará para uma outra oportunidade.

Photobucket - Video and Image Hosting

Fato é que estamos na economia do cliente. Na economia do cliente não pode haver espera. Num mundo onde as pessoas querem soluções para antes de ontem, vacilos deste tipo não podem ocorrer. Logicamente já é impossível conter a internet nesse processo, porém é possível reduzir o estrago que é causado quando se deixa a 'tampa aberta'.

Não foi à toa que a revista TIME elegeu como personalidade do ano uma pessoa muito importante e mais influente do que nunca: VOCÊ. Graças ao YouTube (que inclusive já derrotou a MTV e está a caça da TV), à Internet Banda Larga e a própria Web 2.0, nós ditamos e geramos o conteúdo.

Nesta nova economia, onde qualquer coisa pode virar sucesso da noite para o dia, onde qualquer coisa pode vender porque sempre haverá um consumidor, uma vez que a Internet tornou possível que um produto conhecido somente na Somália fosse vendido para o mundo inteiro via comércio eletrônico, é preciso ofertar antes de ontem o que o cliente demandará para ontem :-)