sexta-feira, janeiro 18, 2008

PARTICIPAÇÃO: A essência da Web!

Photobucket
Quando leio um post interessante em algum Blog, a primeira coisa que procuro são os comentários recebidos. Geralmente, quando o post é daqueles bem polêmicos, os comentários são efervescentes e, não raro, surgem "disputas" por domínio de opinião. Chega a ser divertido!

É bom demais poder interagir com textos na Web. Quando lemos uma matéria interessante em alguma revista/jornal ficamos impossibilitados de "dialogar" com o autor. Ou aceitamos o que foi dito ou nos revoltamos. Aí precisamos enviar um e-mail para a Seção de Cartas da revista. Aliás, alguém ainda envia cartas? Sim, claro!

Com as revistas é assim. Quando muito, seu comentário será publicado. Mas e daí se publicarem? Certamente você não terá direito a réplica, tréplica..., servirá apenas para você mostrar para os outros: "Tá vendo? Olha.... publicaram o meu comentário", e nada muito além disso. No máximo, um alienado qualquer vai te achar um cara importante.

Agora, com os blogs é diferente. Tem emoção. É bom saber que você está atingindo, seja concordando ou discordando do post, o "carinha que está por trás do blog". Essa sensação é que faz com que seja tão bom blogar e ler comentários.

Na Web, quando você faz um comentário que seja interessante em um blog qualquer, certamente não só o blogueiro irá visitar o seu blog, como também é possível que outras pessoas que comentaram o mesmo post façam uma visita em seu site ou blog.

E aí uns assinam o feed de um, outros acessam o blog de quem comentou só para ter certeza de que a opinião partiu de alguém conhecido ou respeitado, há os que olham o PR do blog para medir a credibilidade do sujeito, há aqueles que, ao invés de comentar, resolvem escrever OUTRO POST no lugar dos comentários e há aqueles que tentam provar, mesmo utilizando idéias desconexas, que o autor do post está equivocado, só para atrair atenção.

É muito divertido blogar! É muito divertido ler comentários. Comentem, Discordem, Xinguem [de leve], mas PARTICIPEM :]