segunda-feira, janeiro 14, 2008

De novo? É, RADIOHEAD again

Photobucket

É. Pelo visto os caras não sairão de cena tão cedo. O Radiohead, banda liderada por Thom Yorke, que no ano passado lançou o fantástico "In Rainbows" - que já virou tema de fundo de vários programas da Globo - inteiro na Internet através de um site onde os internautas decidiam se pagariam ou não pelo download, ainda é assunto nas rodas de conversa sobre os novos rumos da indústria da música na Web. Há quem diga que uma das possibilidades para a industria é a publicidade. Como? Hmmmm.... assunto para o próximo post!

Ontem, o Rafael Barifouse, em seu blog hospedado no portal da Revista Época NEGÓCIOS [não, eu não recebo jabá para falar da revista. Antes recebesse], revelou que a banda de Thom Yorke já vendeu mais de 122 mil cópias de in Rainbows" em CD. Do que mesmo? CD? Sim, não lembra mais o que é?

Exatamente, aquela coisa grande e desajeitada, incômoda de carregar na rua. Você AINDA utiliza um DiscMan. DiscMan? O que é? Ah, chega. No entanto, o que mais impressiona nem é o fato de a banda ter vendido 122 mil cópias. O que me surpreendeu é eloes estarem liderando a parada da Billboard em várias categorias, incluindo Top Rock Albums, Top Internet Albums, Top Independent Albums e, prepare-se, HOT/POP(?!?). Isso mesmo.

Ultimamente, fala-se mais da banda de Thom York do que se ouve. Virou modinha falar deles. Até revistas de negócios falam da banda. Antes de todo o auê, Radiohead era coisa de Indie. Agora está se tornando uma banda Cool. Mas isso tudo é só o início. Sabemos que a estratégia de deixar o consumidor decidir o preço do download foi puro marketing. Pelo jeito, eles gostaram da brincadeira. Sabe-se lá o que vem por aí...