quarta-feira, janeiro 09, 2008

Na Web, dá-se um jeito para tudo!

Photobucket
Web, a mão que nos ampara: muito cuidado com este "chão"!
Fonte da Imagem: Andrez Rodriguez

Este post é baseado em algo que defendi no post anterior: Na Web, dá-se um jeito para tudo! E isso é fato. Indiscutível. Infelizmente, há os que se aproveitam de certas conveniências para praticar coisas não louváveis. Santos Dumont, o pai da aviação que o diga.

A questão do "dá-se um jeito" pode ser estendida por toda a rede. Como no mundo offline [ainda há esta distinção?], na Web são as mesmas pessoas que criam e destroem coisas. Ainda me surpreende o fato de que há gente colocando álbuns inteiros de fotos no Orkut para depois reclamar que alguma foto "vazou" ou está sendo utilizada por outra pessoa, como um "fake".

Essas pessoas, ao exporem seus dados e fotos na Web, acham que aquilo faz parte delas, no sentido de propriedade. Santo Deus, como podemos falar de privacidade se aquelas fotos, no momento que são inseridas no Orkut ou em qualquer outra Rede Social, estão hospedadas em servidores que nem sequer sabemos onde ficam?

Diga para mim: você nunca teve medo de hospedar um rascunho de algum projeto que esteja tramando em um serviço de hospedagem desconhecido, daqueles que cobram uma taxa irrisória pelo serviço? Além do mais, quem garante que serviços mais tradicionais não têm acesso, no sentido de privacidade, aos dados de usuários?

Quando alguém quer algo, dá-se um jeito. É assim fora da Web e dentro dela. O que podemos fazer é ter mais cuidado com nossos arquivos. Meus projetos nunca são armazenados em servidores alheios. Toda vez que preciso guardar esse tipo de dado, peço hospedagem a amigos de confiança ou carrego os dados comigo, de um lado para o outro, dentro de um pendrive.

Paranóia? Negativo. Longe disso. Apenas me sinto melhor agindo dessa forma. É melhor do que, passado algum tempo da hospedagem de um projeto em um servidor desconhecido, ouvir algum amigo comentando sobre um serviço interessante que conheceu na Web. Surpresa! O serviço é exatamente como o mesmo que você estava planejando implantar, com os mesmos detalhes.

Ok, pode ser mera obra do acaso. Mas eu duvido que você não vá pensar: "Será? É impossível alguém ter criado o serviço exatamente da forma como imaginei". Geralmente é sim obra do acaso. Mas e se não foi?

Já que está na Web, prepare-se para compartilhar. Prepare-se para aprender a ler coisas que você escreve em outros sites/blogs sem ter obtido o crédito devido pelo conteúdo. Meu irmão já chegou a ler em uma publicação, um texto criado por ele sem nenhum crédito à autoria dele.

Nem mesmo o nome do site. Não estou querendo dizer que isso deve ser comum. Muito pelo contrário. apenas tenha mais cuidado com os artigos que publica. Se há algo em algum deles que alguém não pode ler, fique certo de que esse alguém terá acesso.

Crowdsourcing: Um exército que não conhece derrotas
E o
HULU, o mais novo portal de Séries de TV dos EUA? A questão do acesso ao portal, oficialmente restrito apenas a residentes nos EUA, já foi resolvida. Qualquer pessoa que tenha um pouco de paciência e curiosidade, vai encontrar Fóruns explicando como fazer isso ou aquilo.

É a era do Crowdsourcing, da sabedorias das multidões se encontrando na Internet para resolver questões de interesses comuns. Você acompanhou o que aconteceu com o iPhone e a questão do destravamento do aparelho.

A questão do DIGG e o tópico que ensinava como desbloquear HD-DVDs. O surgimento de programas que permitiram o download de vídeos do YouTube. As plataformas para envio de SMS gratuito... e assim vai. Agora, pela primeira vez, o consumidor realmente tem o poder nas mãos. Ele pode fazer o que quiser.

Por fim, com todo este cenário em pauta, caso você esteja pensando em criar algo na Web, entre nela oferecendo mais do que exigindo ou impondo restrições. Se você fizer o contrário, de duas uma: ou os usuários irão te ignorar ou algum jeito de fazer as coisas de uma forma mais fácil e vantajosa será descoberta.

DÁ-SE UM JEITO!