quinta-feira, maio 17, 2007

Continuo cético ...

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Sempre fui muito cético com relação ao comércio de músicas digitais na Internet. Não acredito que as pessoas preferirão pagar pelas músicas (seja 0,99 dólares ou menos) a tê-las de forma gratuita em seu computador.

No início desta semana, por exemplo, a Amazon.com anunciou que lançará um website focado na venda de MP3. As músicas serão vendidas SEM DRM (tornando possível a audição em qualquer computador ou tocador de MP3 disponível no mercado).

O portal assegurou que possui em sua audioteca, mais de 12.000 selos, dentre eles, a EMI - que já disponibilizou seu catálogo na loja da Apple - iTunes.

Continuo cético. A Internet impôs um novo padrão. Basta uma pessoa possuir a música (seja ela comprada ou não) para que o 'comércio ilegal' tenha início. Não acredito no fim da pirataria. Acredito no fim da palavra pirataria. Com a criação dos dispositivos de cópia, ficou impossível segurar esta indústria.

A pirataria, tão criticada pelas empresas, é também uma grande aliada. Muitos artistas ficam conhecidos graças a ela. Muitos softwares emplacam no mercado graças a ela. Por acaso você imagina um mundo onde só fosse possível adquirir uma cópia do Windows pagando por aquele preço exorbitante (em termos de Brasil pelo menos)?

Acho que o LINUX seria o sistema operacional oficial do Brasil, por ser FREE. E isso vale para a maioria das coisas. Pirataria é CRIME sim. Mas acho que só condenar a pirataria não é a solução. O buraco está muito mais embaixo. O modelo de comércio com a chegada da Internet, pôs tudo de cabeça para baixo.

É uma nova era. Sendo assim, regras de 'velhas eras' não serão válidas. É o que estamos vendo todos os dias nos telejornais. Processos e mais processos contra usuários, CDs e DVDs sendo destruídos por tratores, e enquanto isso, a Internet no ar, continuando a disponibilizar tudo que foi destruído. E o ciclo se retroalimenta. Não tem fim.

A Fonte (Internet) nunca irá secar! E você? O que pensa com relação a tudo isso?