Continuo cético ...
Sempre fui muito cético com relação ao comércio de músicas digitais na Internet. Não acredito que as pessoas preferirão pagar pelas músicas (seja 0,99 dólares ou menos) a tê-las de forma gratuita em seu computador.
No início desta semana, por exemplo, a Amazon.com anunciou que lançará um website focado na venda de MP3. As músicas serão vendidas SEM DRM (tornando possível a audição em qualquer computador ou tocador de MP3 disponível no mercado).
O portal assegurou que possui em sua audioteca, mais de 12.000 selos, dentre eles, a EMI - que já disponibilizou seu catálogo na loja da Apple - iTunes.
Continuo cético. A Internet impôs um novo padrão. Basta uma pessoa possuir a música (seja ela comprada ou não) para que o 'comércio ilegal' tenha início. Não acredito no fim da pirataria. Acredito no fim da palavra pirataria. Com a criação dos dispositivos de cópia, ficou impossível segurar esta indústria.
A pirataria, tão criticada pelas empresas, é também uma grande aliada. Muitos artistas ficam conhecidos graças a ela. Muitos softwares emplacam no mercado graças a ela. Por acaso você imagina um mundo onde só fosse possível adquirir uma cópia do Windows pagando por aquele preço exorbitante (em termos de Brasil pelo menos)?
Acho que o LINUX seria o sistema operacional oficial do Brasil, por ser FREE. E isso vale para a maioria das coisas. Pirataria é CRIME sim. Mas acho que só condenar a pirataria não é a solução. O buraco está muito mais embaixo. O modelo de comércio com a chegada da Internet, pôs tudo de cabeça para baixo.
É uma nova era. Sendo assim, regras de 'velhas eras' não serão válidas. É o que estamos vendo todos os dias nos telejornais. Processos e mais processos contra usuários, CDs e DVDs sendo destruídos por tratores, e enquanto isso, a Internet no ar, continuando a disponibilizar tudo que foi destruído. E o ciclo se retroalimenta. Não tem fim.
A Fonte (Internet) nunca irá secar! E você? O que pensa com relação a tudo isso?
|