terça-feira, maio 08, 2007

A Maçã Verde

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Muito se fala a respeito da Apple com relação a inovação e a contribuição - ou pesadelo - dada a indústria fonográfica. Porém, o que nunca vem a tona é se a Apple é uma empresa que se preocupa com a questão do Aquecimento Global. Quando falamos em Apple, nada remete a este tipo de raciocínio.

Acontece que recentemente a empresa de Steve Jobs foi criticada pelo grupo ecológico Greenpeace, que colocou a empresa em último lugar no ranking das companhias que contribuem com a preservação do meio ambiente. Certamente, Steve Jobs não irá ficar muito tempo nesta incomoda posição. Mais cedo ou mais tarde a cobrança por parte dos consumidores, acionistas e todos que se relacionam com a Apple de alguma forma, irá acontecer.

Prevendo este tipo de pressão, a empresa de Jobs apresentou um modelo de proteção ao meio ambiente através da eliminação de materiais tóxicos dos seus produtos e reciclagem. A iniciativa foi denominada como A Greener Apple (Uma Apple Verde).

Jobs pediu desculpas por não ter divulgado o programa antes. Ainda afirmou que como já é líder nos setores de inovação e tecnologia, irá empenhar-se para tornar a Apple líder também no que se refere à preservação do Meio Ambiente.

Discurso oportunista? Creio que não. Acredito que essa época já passou. Estamos evoluindo bastante. A cada dia emergem mais empresas anunciando suas medidas para contribuírem com a redução das emissões de carbono no meio ambiente. A marca Apple transmite uma experiência sem igual a quem possui algum produto da empresa.

Aliar tudo isso à preocupação com a mãe Terra, certamente fará com que a Apple entregue ainda mais valor ao consumidor. Além do mais, o iPod verde já existe :)