quarta-feira, maio 23, 2007

RAMBO fará sentido no século 21?

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Rambo? Outra vez? Não, não é brincadeira. Para os que ainda não sabem, o 1º trailer de Rambo IV (que levará o título de John Rambo) já foi disponibilizado pelo próprio Silvester Stallone, no site Ain't It Cool News. Mas como assim pelo próprio?

Bem, na Internet vem rolando uma crescente desconfiança em torno deste projeto. Mais ou menos a mesma que rondou o projeto de Rocky Balboa, que estreou nos cinemas no ano passado. Esta desconfiança faz sentido. Afinal, tanto Rambo quanto Rocky, foram marcas criadas na década de 80 e grande parte da construção delas foi feita naquele período, baseadas em estereótipos da época, principalmente no exagero, que fez parte de toda a década de 80.

A geração atual pouco conhece os filmes de Stallone daquela época. Um soldado ou um exército de um homem só atirando para todos os lados e derrubando um exército de 1000 homens sozinho, fazia sentido na década de 80. Assisti à vários filmes neste formato na época. Eu não achava ruim. E não era, para a época. Tanto que todos os filmes da série Rambo foram sucesso. Mas as coisas mudaram muito de lá para cá.


É, assim a censura vai para 18 anos mesmo


Temendo correr o risco de colocar na praça um projeto completamente fora de moda, Stallone resolveu colocar o trailer na web para que os fãs assistam e, através de comentários, aprovem ou não o que foi feito até agora. O trailer mostra novamente um exército de um homem só. Mas, desta vez, a violência é extrema! Notei aí a grande adaptação para o século 21, onde estamos assistindo anestesiados a banalização da violência (vide franquia Jogos Mortais. Isto falando somente de cinema ok?). Assista ao trailer e acredite: estas cenas foram criadas para fazer parte do filme!

Caberá agora aos usuários as aprovarem ou não. Alguém tem dúvida de que elas farão mesmo parte do filme? Eu tenho. Afinal de contas, colocar um filme com estas cenas, fará a censura atingir os 18 anos. Isto significa perda de bilheteria. Veremos o que o grande Sly nos reserva :)