segunda-feira, fevereiro 19, 2007

iComportamento: A Mania das SÉRIES

Photobucket - Video and Image Hosting

Seriados estão cada vez mais lucrativos para as emissoras que os exibem. A rede americana ABC é uma das quais transmite um dos blockbusters: LOST.

Se você ainda não ouviu, pelo menos falar em LOST, certamente, nos últimos anos, tem morado em outro planeta ou ainda, estado em outra dimensão.

O fenômeno LOST trouxe um elemento novo aos seriados que, até então, tinham em sua maioria o formato sitcons [comédias de situação]. Me parece que o grande filão explorado por este mercado é agora o dos seriados se suspense. LOST tem esse elemento novo, que te faz ficar preso até o próximo episódio. Te intriga. Te faz pensar loucuras e tecer teorias absurdas. É o tipo de série que te faz discutir, que causa alvorosso.

Com o sucesso de LOST [nos EUA a série já está na 3ª temporada, com a 4ª sendo preparada], é natural que outras séries inspiradas viessem a surgir.

E é nesse contexto que surge HEROES. HEROES é um tanto diferente de LOST, em quase tudo. Enquanto LOST se passa em uma ilha isolada, HEROES acontece na cidade, em meio ao caos urbano. LOST adora flashbacks que, cá entre nós, são a essência da série. HEROES não aposta nos flashbacks, fato que torna toda a trama mais objetiva.

Photobucket - Video and Image Hosting

Mas há semelhanças. Em HEROES também há um grupo de pessoas que vivem seus dramas. Há sim, muito suspense e, a cada episódio que chega ao fim, você fica na ânsia de saber o que acontecerá no próximo.

Resumindo HEROES: a série é baseada na vida de pessoas que possuem poderes especiais como atravessar paredes, voar, prever o futuro, alterar o espaço/tempo e etc. Mas não se engane. Não é algo tipo X-MEN. HEROES foca pessoas que vivem dramas ao conviver com esses poderes 'indesejáveis'. Aqui não há uniformes e nem todo aquele clichê que estamos acostumados ao assistirmos aos filmes da MARVEL ou da DC Comics [nada contra ok?].

Outro ponto em comum nas duas séries [e que me agrada muito] é a construção de cada personagem. Tanto em LOST quanto em HEROES, todos os personagens são muito bem trabalhados e é até natural que você se identifique com um ou outro. Há várias personalidades diferentes lutando por algo em comum.

Finalizando, qual a moral de LOST? Nos enrolar ou criar filhos como HEROES, onde as emissoras ganham rios de dinheiro com contratos publicitários cada vez mais 'gordos'? :]

Ps.: HEROES ja é fenômeno de público lá fora. Aqui no Brasil a série começa a ser exibida no começo de Março pelo canal a cabo UNIVERSAL CHANNEL. Na TV aberta será exibida pela Rede RECORD, que já adquiriu a licença para exibição para este ano, sem data de previsão. Como não sou de esperar, assisto HEROES via internet e garanto: pra quem gosta de séries, é um prato cheio. Eu nunca fui muito chegado, mas LOST e HEROES me pegaram :]