terça-feira, fevereiro 27, 2007

iEntretenimento: Apple TV + BitTorrent + Joost = Nova TV?



Photobucket - Video and Image Hosting


O surgimento cada vez maior de alternativas à TV que tem se dado na internet é espantosa. Publicitários, anunciantes e diretores de programação estão revendo seus conceitos, uma vez que grande parte dos telespectadores tem trocado a velha e tradicional TV pelo PC. Segue abaixo alguns dos 3 novos 'produtos' que estão chegando no mercado para ameaçar mais uma vez a TV:

Apple TV: O conversor de sinal de televisão Apple TV, da Apple, vai demorar mais do que a companhia imaginava para chegar às lojas dos Estados Unidos. Quando apresentou o aparelho no início do ano, no mesmo dia da revelação do iPhone, o dono da companhia, Steve Jobs, prometeu o lançamento comercial para o final de fevereiro. [...] O Apple TV é a tentativa da empresa de criar uma aparelho eficiente para uma antiga demanda do mercado de informática: transmitir vídeo de alta qualidade do computador para a televisão. [Fonte: Meio & Mensagem]
Nota: O lançamento está previsto para o final de Março nos Estados Unidos.

Photobucket - Video and Image Hosting

BitTorrent: Seguindo os passos do pioneiro Napster, o serviço de compartilhamento de arquivos BitTorrent estreou sua versão legal nesta segunda-feira, 16. Bastante utilizado para troca de arquivos de grande porte, como filmes ou seriados de televisão, o sistema chegou a um acordo com alguns estúdios e passou a oferecer conteúdo oficialmente.

A oferta é de arquivos que funcionam durante 24 horas, por preços em torno dos US$ 3. Por isso, a empresa considera estar “alugando” arquivos, e não os vendendo. Porém, a 'alma' do BitTorrent será a possibilidade da formação de comunidades, onde usuários poderão postar seus filmes e vídeos para que outros usuários possam efetuar download. [Fonte: Meio & Mensagem]

Um setor que também será bastante beneficiado são os produtores independentes de cinema. O BitTorrent formará uma rede de distribuição sem limitações geográficas, tornando a distribuição de seus projetos muito mais eficicaz. Para os usuários, mais opções.

Joost:
Já comentei aqui sobre o Joost [procure no arquivo]. Resumindo: O Joost disponibilizará vários canais [inclusive aqueles oferecidos somente por TV a cabo], além de programas, séries e shows. Não é a toa que já se comenta sobre a 'morte' da TV a Cabo ou até mesmo, do Youtube [comentário precipitado? Amanhã saberemos...].

Ja é certo que o modelo publicitário como existe hoje, deverá ser repensado. A criação de conteúdo [muito incentivada pelo Youtube] está influenciando muito o mercado. Nós consumidores, queremos 'fazer', 'escolher', 'desenhar' o nosso produto.

O novo modelo de TV será muito mais interativo e atraente do que a própria tv digital. A evolução e a antecipação dessas tecnologias dependem muito da popularização da banda larga, é claro.