quarta-feira, fevereiro 28, 2007

iMarketing: Apple Store - A Loja do Futuro

Photobucket - Video and Image Hosting

As compras pela internet têm aumentado nos EUA e no Brasil - este último em um passo mais lento. Futuristas 'aloprados' chegam a dizer que logo as compras serão feitas todas pela internet e, as pessoas devido aos problemas de segurança tão comuns hoje em dia, fariam tudo pela rede, deixando de lado o varejo tradicional.

Não acredito em nada disso. Acredito sim que o mercado de compras on-line irá aumentar, isso é fato e já está acontecendo. Porém, dizer que as pessoas não irão mais a shoppings, supermercados, é muito improvável.

Acontece que estamos entrando em uma era de convergência de muitas coisas, entre elas a convergência das mídias eletrônicas. Várias lojas já estão enxergando aí uma forma de incrementar suas estratégias de PDV [ponto de venda], tornando suas lojas mais atraentes, mais agradáveis, mais divertidas enfim, mais lúdicas.

Já há vários exemplos de lojas que mudaram e transformaram-se em 'lojas-conceito'. São elas as 'sensacionais lojas do futuro'. Dentre elas, destaco a Apple Store da Fifth Avenue, em Nova York, uma maravilha a parte. Apesar de ainda não conhecê-la de perto, imagino que tipo de sensação você pode ter ao adentrar em uma loja desse calibre. Completamente voltada à emoção, entretenimento, a Apple Store além de vender logicamente todos os rodutos da linha Apple [desde MACs à iPods], possui no site o calendário de 'eventos internos' da loja, como apresentação de artistas, bandas e etc.

Photobucket - Video and Image Hosting

Um fato que me chama muito a atenção na Apple Store é a sua fachada externa. Um caixote translúcido todo iluminado, sem nome, sem nada dentro e somente com a tradicional MAÇÃ na frente. Bom, dentro há uma escada para 'descer' para a loja. Sim, a loja é toda subterrânea. A loja poderia ser convencional, igual a tantas outras que entramos todos os dias. Igual as lojas que entramos e saímos sem sentir nada, sem ter tido uma experiência, um UAUU!, nada disso. Se assim você, eu não estaria aqui fazendo 'propaganda gratuída' :]

O mundo e principalmente o varejo, já estão acordando para esta realidade fantástica. Ninguém quer mais ir em uma loja, entrar e somente ser bem atendido. Atendimento já é pré-requisito e não é mais diferencial para ninguém. É preciso algo mais. É preciso achar isso divertido, interessante, relaxante. Os que conseguirem realizar isso, certamente não perderão mercado para as compras on-line. Afinal, que tipo de emoção pode sentir alguém comprando pela internet além de praticidade e conveniência?

Mais uma vez, palmas pra APPLE e vida longa à Steve Jobs :]

Ps.: Para ter um visual 360º da loja, acesse este site: http://www.panoramas.dk/newspanos/f20-apple-store.html