segunda-feira, março 24, 2008

Online ou Mobile. Celular ou Gadget?

Photobucket

Você já deve ter percebido que está cada vez mais comum as pessoas fazerem uso da palavra mobile ao invés de online, principalmente depois que os notebooks se tornaram mais acessíveis a população.

Outro termo que aos poucos está caindo é a palavra Celular. Quando não é utilizado o termo dispositivo mobile, ele é chamado de gadget, principalmente pelos geeks.

Quando leio alguma publicação estrangeira, já percebo que a palavra "cell phone" está se tornando cada vez mais rara em textos e artigos. Isso acontece porque celulares já não são mais somente celulares há tempo. O iPhone da Apple e o N95 da Nokia, têm contribuído bastante nessa mudança.

O foco agora é cada vez mais em dispositivos móveis e menos em desktops, computadores caseiros. É a mesma coisa que aconteceu com os telefones fixos. Já se sabe que há mais linhas de telefones celulares que telefones fixos.

O número de linhas de celulares no Braqsil já atinge um número espantoso: já são 124,12 milhões! Só com esses dados e o avanço da tecnologia 3G a partir deste ano, no Brasil, já podemos vislumbrar um paradisíaco cenário mobile no Brasil.

Com isso, a Google tem percebido em todo o mundo, o aumento do acesso à Web via telefone celular. Natural. E você? Pronto para se tornar mobile em definitivo?

Mais sobre o avanço da Web nos celulares aqui e aqui.