sábado, março 01, 2008

Será TUDO FREE, Mr. Anderson?

Photobucket

A capa da revista Wired deste mês está bastante instigante. Na capa, a seguinte frase: Why $0,00 Is The Future Of Business. Por que o "FREE" é o Futuro dos Negócios?


Como sempre acompanho o blog do Chris Anderson, ele vem pregando essa filosofia já há algum tempo. Após o lançamento do livro A Cauda Longa, me parece que Anderson pretende trabalhar, de agora em diante, com algo relacionado a Cultura FREE.

Francamente, sou entusiasta do conceito. No entanto, muito do que é pregado em sua filosofia me parece um tanto exagerado.

Acho que Anderson está excessivamente deslumbrado com este "novo mundo". Concordo que muitos paradigmas estão caindo. Um deles é aquele relacionado à cobrança de assinaturas para
acesso a áreas restritas em websites, por exemplo, que estão caindo a uma velocidade vertiginosa.

Porém, acredito que muita coisa não será assim tão FREE como ele defende com unhas e dentes. Penso que haverá sim, uma grande mudança que, certamente já está em curso.

E essa mudança não terá mais fim. Prova disso é o que está acontecendo com relação a mídia em geral e, principalmente, com a publicidade. Muitos defendem que tudo será sustentado através dela. Acho esse pensamento um tanto romântico demais.

O capitalismo não é e nunca foi assim tão perfeito. Ele vive e sobrevive do caos e da incerteza.

A não ser que o capitalismo, como muitos já dizem, esteja realmente, com os seus dias contados. Mas isso faz sentido para você? Eu não sei, mas algo maior está para acontecer.