sexta-feira, agosto 03, 2007

Já somos 60 milhões de brasileiros na WEB?

Afinal, quantos são os brasileiros que acessam a Web? Hoje vi um mapa bastante interessante, publicado pela revista Business 2.0, que pode ser acessado também, através do blog É Nóis, do Ricardo Cianciaruso. No mapa em questão, o Brasil figura com 32 milhões de usuários conectados à Web, ou seja, 17,2% da população total. A pesquisa do Business 2.0, englobou o mundo inteiro, fornecendo dados dos principais países. Vale a pena conferir, principalmente com dados de outros países.

Porém, hoje me deparei com outra pesquisa, quando visitei o blog do Ricardo Cavallini, o Coxa Creme...


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Se realmente somos 60 milhões de internautas, o setor pode se preparar para um grande salto em investimento

A pesquisa da vez, foi realizada pelo Instituto DataFolha, para a agência F/Nazca. Os resultados dela são, no mínimo, animadores e surpreendentes. Segundo a pesquisa do DataFolha, ao invés de 33 milhões, o Brasil tem, nada menos que 60 milhões de internautas! A pesquisa, ainda acusa uma penetração de 40% na classe C.

Bom, antes de qualquer coisa, é preciso checar, com mais detalhes, quais foram os parâmetros da pesquisa da Business 2.0, e quais os parâmetros utilizados pelo instituto DataFolha. De qualquer forma, algo tem mudado muito na Web brasileira. Os números de acessos à sites de banco e de comércio eletrônico, por exemplo, não param de crescer.

Em contrapartida, vale lembrar que a banda larga AINDA não se popularizou no país. Talvez parte desse incremento no acesso à Web brasileira, se real, seja proveniente dos programas de incentivo do Governo com relação à informática, deixando os micros mais baratos e acessíveis às classes mais humildes.

Esses números, mesmo que ainda um pouco confusos, vão servir para jogar ainda mais lenha na fogueira da migração de receita publicitária para a Internet. Se realmente temos cerca de 60 milhões já plugados na Web, não acreditar no potencial de campanhas on-line seria, no mínimo, um equívoco, dado o interesse cada vez mais crescente de crianças e adolescentes pela Internet, ao invés da TV.

Porém, é necessário cautela, já que a banda larga AINDA não é popular por aqui. Campanhas muito 'carregadas', 'hotsites' em flash e outros incrementos, devem ser utilizados de forma mais racional possível. Eu faço uso de banda larga. Mas, sinceramente, algo que me irrita muito é um site em Flash que me faz esperar por mais de 10 segundos! Agora imagine alguém acessando o mesmo site, via conexão discada =D

Mas a notícia foi boa! Muito boa. Melhor ainda para capitalistas de risco. Com o aumento de internautas, esse risco tende a diminuir e a estimular mais e mais os brasileiros, de todas as classes, a desfrutarem da interatividade e dos recursos da nova Web, fazendo com que todo o mercado cresça e saia ganhando como um todo.