sexta-feira, agosto 17, 2007

Os Simpsons são proibidos de voar pela GOL?

Hoje, lendo o blog do Carlos Merigo, o ótimo Brainstorm#9, me deparei com algo bizonho: "Lei Cidade Limpa (de São Paulo) veta avião da GOL com adesivo dos Simpsons".

A Lei Cidade Limpa, que entrou em vigor no ano passado, já nasceu polêmica. Partia do princípio da extinção de outdoors pela cidade. Segundo quem a elaborou, as peças publicitárias poluem visualmente a cidade, além de causar dispersão. O assunto é polêmico e vem gerando discussão desde o ano passado, quando a lei foi aprovada.

Sim, São Paulo está mais limpa visualmente, o que é muito bom. Mas o grande problema é que a lei está sendo levada ao pé da letra. É radical. E tudo que é radical, sem margens para discussão, não funciona. É burro. E assim tem sido com a Lei Cidade Limpa. E como ficam os outdoors criativos? Aqueles bonitos, que você faz questão de olhar?

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Nos maiores centros do mundo, também há leis desse tipo. Porém, há uma análise mais coerente do que pode ou não ser publicado pelas ruas. Já no Brasil, preferem proibir TUDO, sob a ótica de um argumento simplista demais: "Polui visualmente a cidade". Há ainda as pessoas que defendem idéias como: "Não me perguntaram o que eu queria ver na rua".

Ninguém pergunta se você gostaria de encontrar com alguém na rua, por exemplo. Ninguém pergunta se você gostaria de enfrentar congestionamento na rua. Mas acontece. Pessoas circulam nas ruas, é preciso. O fluxo de carros aumenta a cada dia, as pessoas precisam se locomover, é preciso. A culpa não é delas, mas de um sistema maior.

Então, qual o problema de empresas divulgarem seus produtos em outdoors? Elas também precisam! A Lei foi bem vinda apenas para colocar ordem no caos. Mas está criando desordem. Está ultrapassando o limite do bom senso. A campanha de estréia do filme dos Simpsons no Brasil, é um exemplo bastante claro. Qual o problema de adesivar um avião da GOL com a família de Homer?

Polui visualmente o que? E o adesivo da GOL, no próprio avião? Não é propaganda? Você consegue ler o que está escrito no ar, quando o avião está voando? E quando ele está parado no chão, dentro do aeroporto? Qual problema ele pode causar? Você irá se distrair, olhando o Homer no avião? Fará mal para você? É esse tipo de questionamento que os responsáveis deveriam fazer antes de proibir uma ação desse tipo.

Mas, nem tudo é ruim. Quem sabe, com toda essa canhestrice acontecendo, os anunciantes considerem, de uma vez por todas, utilizar o que certamente vai sobrar de seus orçamentos de Marketing, em campanhas para a Web. Muitos já o estão fazendo! Aí quero ver quando sair a "Lei Internet Limpa".

Concordo que os comercias de TV precisam de uma abordagem diferente da atual, que causa uma invasão ao conteúdo que você estava assistindo. É intrusivo. É diferente dos outdoors e das propagandas na Web. Se não quer ver outdoors, não olhe. Não gosta de propagandas intrusivas na Web? Não visite mais o site. É direito seu, afinal, todo tipo de anúncio deve ser feito de forma sutil.

Vou encerrar esse texto citando uma frase que li pela Web: "E a Lei do Congresso Limpo? Quando sairá?"

Chega a ser hilário: São Paulo "aparentemente" LIMPA e o Brasil "descaradamente" SUJO!

Visite o site da promoção "Eu sou um Simpson". Lá, você poderá assistir ao vídeo da aeronave sendo adesivada. Clique aqui.