segunda-feira, agosto 20, 2007

MP3 com as 'suas digitais' na Web?

E aí? Você faz o download de músicas pela Web? Certo. Todos nós fazemos. Você era contra o DRM, aquele sistema desonesto, que impedia que, ao comprar uma música pelo iTunes, você pudesse executá-la em outros players de Mp3? Certo, Todos nós éramos.

Maravilhosamente, o DRM caiu. A indústria acabou percebendo o que já era óbvio para todos nós: o sistema trazia, no final das contas, mais desvantagens do que vantagens. Mas, já sabíamos que alguma nova forma de controle iria aparecer.

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Eis que, agora surgem as famosas marcas d'água. Como assim? O site da WIRED traz hoje, um ótimo artigo, entitulado "As marcas d'água em arquivos de músicas digitais, são uma benção ou uma maldição?". Clique aqui, para ler o artigo original na íntegra, em inglês.


As marcas d'água, já nascem polêmicas. Há novamente, para a indústria da música, vantagens e uma desvantagem que coloca em questão todas as vantagens:

Vantagens: os arquivos comprados via iTunes, ou qualquer outro site de comércio de músicas, vêm com dados do comprador, como nome e e-mail, facilmente lidos a partir de qualquer programa de leitura de música. Com isso, quem comprar música e resolver distribuir em programas P2P, como o Soulseek ou diretamente para amigos, pode acabar se complicando. Essa seria a BENÇÃO para as majors.

Desvantagem: aqui entra a questão ética. Imagine que você comprou o álbum inteiro da banda californiana Red Hot Chili Peppers, em formato Mp3. Sem você tomar conhecimento, um amigo, ou parente, copia essas músicas para o player dele, através do seu computador. Sem conhecimento da coisa, ele repassa essas músicas para outras pessoas. E a coisa se alastra, como um vírus descontrolado. Qual o problema? O seu nome e e-mail continuam lá, se espalhando pela rede. Mas VOCÊ NÃO compartilhou essas músicas. Como resolver isso? Essa seria a MALDIÇÃO para as majors.

Provocação 1: A EMI já está fazendo uso desse sistema, e a Universal já anunciou que, muito em breve, também fará. O DRM caiu. E as marcas d'água? Não seriam elas outro motivo para que você NÃO COMPRE música através do iTunes, ou qualquer outra loja, e continue a baixar música da forma como faz hoje?

Provocação 2: Quanto tempo levará para descobrirem um programa que irá eliminar marcas d'água em arquivos digitais? =D

O que você acha?

Para ler mais sobre marca d'água em arquivos digitais, acesse este documento, em PDF, onde Evan Will, CTO da Activated Content, companhia que formula soluções de marca d'água para a Universal, Sony/BMG e outras gravadoras, fala sobre a tecnologia.