terça-feira, agosto 07, 2007

O que significa "TWITTAR"?

Twitter. Você já ouviu falar? Sei que, para muitos que estão lendo esse texto, o Twitter já não é mais novidade. Mas, se você não conhece a "nova mania" da Internet, talvez se interesse por este post.

Para começar, você pode acrescentar mais uma palavra do "mundo Web" ao seu vocabulário: microblog. Agora, que todos (pelo menos a maioria dos que acessam a Internet) já dominam os Blogs, surge o Twitter. O Twitter é um microblog, ou seja, você utiliza o serviço para publicações rápidas, já que possui APENAS 140 caracteres por post!

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

O fato é que o Twitter já é a nova mania nos EUA, Japão e alguns países da Europa.
Por essas bandas, já há muita gente "twittando". O serviço já foi matéria na NewsWeek, Time...

Basicamente, criado para que os usuários respondam uma simples pergunta: "O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO AGORA?". Esta é a premissa básica do Twitter, ou seja, falar para os outros como está sendo o seu dia.

Naturalmente, se todos respondessem, o tempo todo, SOMENTE a esta pergunta, o serviço seria uma inutilidade total. Uma extrema perda de tempo. Sim, é o que muitos fazem. Mas também há Twitters de muita gente interessante que, ao invés de responder a perguntinha básica, posta links interessantes, curiosidades e notas bastante úteis, desde que você saiba selecionar seus "contatos".

O Twitter, acredito eu, está passando pela mesma fase que o BLOGS já passaram. Lembram que, no início, os Blogs eram utilizados como forma de diário virtual? Pois é. Lamentável. Ainda há alguns por aí, mas a verdade é que houve uma profissionalização, e somente os mais interessantes sobreviveram, geralmente aqueles que tratam de assuntos mais variados e atuais.

Já é possível ver isso acontecendo com o Twitter. Ao que parece, essa transição será bem mais rápida, já que encontrei muitos deles com algum conteúdo. Além disso, o Twitter possui algumas funcionalidades que os Blogs não oferecem. Adicionar usuários/amigos e enviar posts via SMS. Esta última, com certeza, é a mais interessante.

Imagine que você está organizando um evento. Você pode atualizar as informações do mesmo, através de SMS, diretamente para o Twitter, através de notas curtas. Como hoje a "Correria" é generalizada, postar de um dispositivo móvel para um portal, pode ser uma solução bastante eficaz. Mais uma vez: O Twitter, pode ser uma inutilidade total, uma perda de tempo e tudo mais que você queira.

Tudo mais que você queira. Esse é o segredo. É a criatividade que, mais uma vez, fará a diferença. Já há várias empresas fazendo uso de Blogs, comunidades e por aí vai. É questão de tempo para que façam uso do Twitter, de alguma forma que possam tirar proveito. Duvido que já não haja =D

Para me "seguir" pelo Twitter, acesse http://twitter.com/rodrigocunha

Fique tranquilo. Não utilizo como diário e nem para ficar respondendo a 'premissa básica' :D