sexta-feira, agosto 10, 2007

O "Estadão" condena BLOGS!

O estouro de uma BOMBA! Foi o que causou a nova campanha do novo site do Estadão (O Estado de São Paulo). Já é um assunto que se encontra em todos os cantos da Web, é verdade, mas eu não pude ficar de fora, sem dar o meu pitaco.

Não vou ficar repetindo o que os outros já estão falando. Quem quiser mais informações para entender melhor sobre o que aconteceu, leia o post do Carlos Merigo, no Brainstorm#9 e veja algumas fotos de anúncios da campanha. A Questão é, segundo o Estadão: "Blogs não são fontes de credibilidade, e são escritos por gente leiga. Não se deve confiar neles".

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Imagem publicada no site Mundo Tecno: Tiro do Estadão saiu pela culatra!

Fiquei pasmo com essa atitude do Estadão. Como pode, um jornal que briga por liderança, nadar contra um fato: a (r)evolução das mídias? Blogs, um fenômeno já mundial! Por que no Brasil coisas novas custam tanto a 'pegar'? Por que tenta-se, de qualquer mameira, manter tudo como está? O reflexo? Ficamos SEMPRE, anos-luz atrás do que está rolando lá fora.

Cris Dias falou bem: "Os jornais são tão amadores quanto os blogs. Quem escreve os cadernos de esportes, economia, ciência, psicologia e etc, são, oras bolas, JORNALISTAS e não atletas, economistas, etc. São pessoas treinadas para conversar com especialistas (assim esperamos), para filtrar, e escrever para nós, leigos. E blogs, muitas vezes, SÃO escritos por especialistas".

A questão é que blogs costumam ser destinados a nichos específicos. Pessoas que escrevem sobre determinados assuntos, estão em busca de seu público-alvo e escrevem para ele. Não é incomum, por exemplo, alguém que escreve sobre tecnologia, ler uma matéria em uma revista da dita "grande mídia" e taxar a reportagem como ultrapassada ou completamente equivocada.

Resumindo: o tiro do Estadão, saiu pela culatra. Já há blogs com selos contra o Estadão. Pior que isso: "Não compre jornal! Proteja a Natureza!". Segundo o blog Mundo Tecno: "Para que servem os jornais, toneladas e mais toneladas de papel gastos com notícias que já estão ultrapassadas?"

De qualquer forma, o novo site do Estadão ganhou visibilidade. Mas vale ressaltar: é uma cópia do EL PAIS, maior jornal da Espanha :D