terça-feira, agosto 14, 2007

1001 opções na Web! E agora?

A medida que o tempo passa, percebemos a quantidade de novos produtos/serviços surgindo na Web, muitos dos quais são versões brasileiras daqueles já popularizados lá fora.

Essa avalanche de novos serviços oferecidos pela Web, pode começar a provocar um certo desconforto, principalmente se você é um daqueles que sente a necessidade de conhecer tudo, ouvir tudo, experimentar tudo e sente-se mal quando percebe que há algo novo e você não conhecia. Aí vem justamente aquele seu amigo que acessa a Web só para entrar no Orkut, MSN e verificar e-mails e comenta com você sobre uma novidade na Web, que você nunca tinha ouvido falar.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Quantas destas marcas você não conhece? :D

A Web 2.0 tupiniquim!
Somos a famosa Geração Digital. A iGeração. Estamos nesse frenesi sem fim, num Grande Prêmio de voltas infinitas. Há pouco tempo, costumava demorar para termos a versão nacional de serviços já popularizados nos EUA. Mas este tempo está encurtando. Empreendedores da Era Digital estão cada vez mais ligados em novas tendências e, o melhor: empresas de capital de risco estrangeiras estão começando a perceber o fenômeno Web 2.0 acontecendo no Brasil.

O Rec6 e a Boo-Box, por exemplo, foram duas das brasileiras que receberam aporte financeiro de capital de risco (a última de uma empresa estrangeira). Já era tempo: o Brasil é o 3º país que mais lê notícias na Web! O número de internautas não para de crescer. Há muita gente boa por aqui, querendo empreender na rede.

Com tudo isso acontecendo, temos cada vez mais opções de escolha. Um exemplo recente? O Twitter e o Gozub. É bem verdade que o Twitter já havia sido lançado há algum tempo nos EUA,mas ele demorou um pouco para 'pegar' aqui no Brasil. Porém, hoje já há, por exemplo, listas de TOP 10 dos Twitters mais acessados do país.

Assim que o Twitter 'pegou' por aqui, surgiu o Gozub. Logicamente, o site já estava sendo planejado há algum tempo, mas dessa vez, não houve um intervalo considerável. O que acontece? Você faz o cadastro no Twitter. Depois, surge o Gozub. Faz o cadastro lá também? Qual deles você irá utilizar? Se não tomar cuidado, vai passar quase a metade do seu tempo gerenciando seu blog, microblog, orkut, facebook, myspace...

Too much information...
São muitas opções. E ninguém quer estar de fora. Com o tempo, as opções vão diminuindo, já que serviços que 'não pegam', acabam desaparecendo. Mas, em pouco tempo, surgem outros no lugar e o jogo começa novamente.

É muita informação. Ano passado, comecei a utilizar os serviços de RSS para me manter atualizado sobre tudo, já que além de estar empreendendo nesta área, sou apaixonado por novas tendências. Mas sinto que até meus feeds estão conspirando contra mim. É impossível conhecer tudo. Saber de tudo. Meus feeds aumentam diariamente =D

Solução? Não acho que haja. Mas você pode começar a ser mais seletivo em tudo que lê. Antes de adicionar um feed, pense duas vezes se aquele blog realmente vale à pena. Se todo aquele conteúdo fará diferença para você. Ele vai te acrescentar algo? Vai trazer algo de novo? Ele vai te fazer pensar? Ou aquele blog é apenas uma cópia de outros blogs?

Faça o mesmo com o seu iPod. quantas músicas há nele? Já usou todo o espaço? Aquela música/álbum, são mesmo MUITO BOAS? Vai ouvir mais de uma vez? Isso é importante. Caso contrário, você ficará com um aparelho com mais de 5.000 músicas sem saber o que ouvir! Ficará perdendo minutos percorrendo uma lista sem fim.

Você já não faz isso com a sua TV a Cabo? =D

Como canta Damien Rice, na música The Professor: "Too many options, may just kill the man"