sexta-feira, novembro 23, 2007

Até quando vale a pena assistir a um filme na tela do PC?

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
A Lenda de Beowulf. É muito provável que você já deva ter lido à respeito do novo filme de Robert Zemeckis [De volta Para o Futuro, Forrest Gump, Náufrago]. Aliás, também é provável que você já deva ter assistido.

É sobre isso que eu quero falar hoje. Sobre o prazer de assistir a um filme antes que ele faça estréia no cinema. Até quando vale a pena assistir a um filme na tela do PC, onde muitas vezes a imagem é horrenda, captada da tela de cinemas mundo afora?

Acredito que A Lenda de Beowulf vai fazer muitos pensar duas vezes antes de fazer o download do filme. Talvez nem pensem e resolvam assistir direto no cinema. Mas por que? Beowulf, animação toda produzida em CGI, estará em exibição no formato 3D.

Sim, você poderá usar Óculos 3D para assistir à aventura de Zemeckis. Segundo os que já assistiram, a experiência é sem precedentes. Eu, que sou da geração do Master System [alguém lembra daqueles óculos 3D que na verdade só atrapalhavam?], toda vez que ouço esse papo de Óculos 3D, acabo dando de ombros, tendo em vista as experiências que já tive no passado.

Mas enfim, e aqueles que se orgulham de baixar tudo que é filme pela Internet, antes de assistí-lo no cinema? O farão dessa vez? Pelo que li em fóruns mundo afora, o que se diz é que assintir à BEOWULF em 2D [sem os óculos] não vale a pena. Parece que todo o encanto está no 3D mesmo.

Sem duvida, quem fizer o download da animação vai perder muito do feeling da aventura. Talvez, após ter assistido em casa com imagem de baixa qualidade, quando for assistir no cinema, não seja surpreendido como seria, caso estivesse assistindo no cinema pela 1ª vez.

Acredito que produções em 3D irão se intensificar com a popularização dos cinemas em 3D. Como o preço hoje é praticamente o dobro das sessões "normais", a tendência é que somente os mais privilegiados frequentem as salas.

No entando, com a expansão dessas salas, o preço deve cair e mais produções do gênero deverão surgir. James Cameron já está produzindo um longa em 3D [de ficção científica para variar] com data de estréia prevista para algum dia de 2008. Steven Spielberg e George Lucas também acreditam no formato e também estão produzindo conteúdo.

Por estas e outras razões é que duvido que a indústria do cinema entre em colapso como entrou recentemente a industria da música. A experiência conjunta de se assistir a um filme, somada a novas tecnologias, é praticamente insubstituível!