quarta-feira, novembro 28, 2007

"Paula Toller continua LINDA em Alta Definição"

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Domingo é dia de estréia da TV Digital em São Paulo. Com a falta de informações sobre o serviço, há uma certa desorientação em torno do assunto. Na realidade, há desinteresse por parte do povo em geral que, por não entender e não encontrar informações suficientes sobre o assunto, acaba desistindo de entender como a coisa irá funcionar.

Há, por exemplo, gente achando que no Domingo o sinal da TV Analógica será encerrado em São Paulo e, como conseqüência disso, ficará sem imagem em seu aparelho de TV. Desde o anúncio da TV Digital no Brasil até agora, é bem verdade que não houve uma grande cobertura do assunto pela imprensa. Pelo menos não em termos explicativos, detalhes técnicos.

Para quem vive na Internet, o assunto já se encontra até um tanto desgastado, devido às inúmeras matérias publicadas a respeito. Aproveito para destacar a ultima edição da Revista Meio Digital que, traz na capa uma matéria muito boa sobre o assunto. Mas e quem não tem acesso a Web ou não tem paciência para fuçar no Google?

Além do site da TV Digital, que traz bastante informação sobre o assunto, o jornal ESTADÃO - sim, aquele mesmo que chamou os blogueiros de "feiosos" - publicou hoje um manual sobre a TV Digital, explicando como ficará a questão da TV a Cabo, dos Decodificadores, dos Prazos de Implementação e outras questões que valem à pena a leitura.

Uma confusão bastante comum que percebo, é a confusão de conceitos que as pessoas fazem em torno da TV Digital com a transmissão em Alta Definição [HD]. O manual deixa isso tudo bem claro de uma forma bastante objetiva. Além da cartilha, há uma crítica escrita por Etienne Jacintho, relatando a experiência da redação do Estadão com uma amostra do serviço em uma TV Full HD:

"[...] Em uma degustação feita na redação do Estado com uma TV Full HD, muita gente, em vez de admirar a qualidade das imagens, queria mesmo ver a Paula Toller, do Kid Abelha. E a bela recebeu críticas.

Se as pessoas gongaram a loira - desculpem, mas Paula é linda mesmo em HD -, pense no que vai acontecer quando a Band colocar o Raul Gil no ar em alta definição. O que ele fará com aquele cabelo ainda é uma incógnita... E essa será justamente a primeira atração da rede em HD. Resta à Band torcer para que o apresentador não espante a audiência!", diz Etienne de forma hilária!

Não há dúvidas de que muitas "máscaras" irão cair. Mas cá entre nós: será que a TV Aberta irá produzir conteúdo que justifique a TV em Alta Definição? Os que dependem dela continuarão a assistir à mesma programação, só que agora em alta definição e com alguma interação "dispensável"? Bem, por um bom tempo parece que sim.