quarta-feira, novembro 14, 2007

MSN, Digg e vários outros Aplicativos rodando no seu ORKUT!

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

As Redes Sociais, como conhecíamos até pouco tempo atrás, estão ficando para a história. Mais uma prova de que, na Web, tudo nasce e evolui em uma velocidade descomunal. Quando o Facebook apareceu com a possibilidade de adicionar aplicativos no perfil de usuários, mal percebemos que ali se iniciava uma revolução: o início da migração do conceito de Rede Social para Sistema Operacional.

Quando alguém me pergunta o que é e como funciona o Facebook, costumo dizer que ele é um álbum. Nele, você vai colando figurinhas. Algumas são interessantes, outras não. Só que esse álbum nunca se completa. Ele sempre está em mutação. Surgem novos aplicativos e funcionalidades. No embalo, há poucas semanas, o MySpace também anunciou a abertura de sua API, com a inclusão dele e de outras redes sociais no programa OpenSocial, da Google.

Já era em tempo. Ninguém aguentava mais se inscrever em Redes Sociais. Ou você dá atenção para 1 ou 2 delas ou se inscreve em todas que aparecerem somente para "estacionar" o seu perfil. Surgiram tantas redes que muitas estavam servindo de garagem. Alguém lembra do Gazzag? Pois é, no Gazzag eu estacionei um perfil. Fiz o mesmo no MySpace. Mas no FaceBook foi diferente. Gostei de "colar figurinhas".

Hoje testei o SandBox do Orkut, que nada mais é do que parte da integração com o OpenSocial, uma iniciativa muito maior. Se você já utiliza o FaceBook e "colou algumas figurinhas", as "novidades do Orkut" não irão te impressionar. Mas, se você não possui perfil no FaceBook, prepare-se para entender o porquê de as Redes Sociais estarem sendo apontadas como os futuros Sistemas Operacionais.

Alguns exemplos de aplicativos rodando no Orkut*

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
MSN for Orkut: Não é como o original, mas para um app, funciona surpreendentemente bem!


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
iLike for Orkut: Funciona da mesma forma que no FaceBook. Você seleciona as músicas que vai exibir


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Facebook for Orkut: Da mesma forma que o Facebook tem um app que permite acessar o Orkut, há uma app para acessar o FaceBook no Orkut. Este app ainda apresenta vários problemas


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Planilha de texto: Nada além de uma planilha de texto. Futuramente, quem sabe o Office passa a figurar na lista de apps do OpenSocial. Imagine poder desinstalar a maioria dos Softwares do seu computador e ter acesso a eles através de uma Rede Social, em qualquer computador!


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
DIGG: App do popular portal colaborativo de notícias


(*) O OpenSocial ainda não está aberto a todos! Por isso, ele ainda não está funcionando de maneira adequada. Ele está aberto apenas para pessoas que queiram desenvolver aplicativos para a Rede. De qualquer forma, para saber como ter acesso a estes aplicativos, leia o post dedicado ao assunto no Blog do Edney.