terça-feira, novembro 06, 2007

Na Web, RELEVÂNCIA é TUDO

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Relevância
. É a palavra do momento. Como as opções de serviços e portais na Web, crescem dia a dia, eles precisam, principalmente os novos, mostrar relevância. Precisam ser essenciais. Precisam entregar uma solução simples, para um problema nem tão simples assim.


Assim é o Google AdSense, que quando bem implementado, entrega anúncios relevantes ao editor. No entanto, nem todos serviços conseguem ser assim. Alguns apenas fazem barulho, justamente por não ter o que oferecer. Apenas seguem uma moda passageira, onde pegam carona até a próxima esquina.

Com o tempo, passei a ser mais seletivo com relação aos meus Feeds. Nessa tarefa, o NetVibes me ajudou bastante. Tudo em nome da relevância. Não consigo escapar dela. Sem ela, fatalmente me afogo em um mar de informações desconexas que só irão fazer com que eu perca meu tempo e foco.

Na Web, estou sempre em busca de soluções práticas. Acredito que o Open Social da Google vai nos ajudar muito na tarefa de integração de conteúdo. Temos cada vez menos tempo para nos associar em Redes Sociais. E, quando o fazemos, criamos o login e raramente retornamos. Não é relevante entrar, todos os dias, em todas as Redes Sociais que temos cadastro.

Também acredito muito no portal Mercado Fechado. Através dele, quando quero vender algo, anuncio somente para meus amigos. Cá entre nós, é muito melhor negociar entre amigos, com pessoas que você tem próximo à você. Isso é relevância²!

Twitter. No Twitter, a questão da relevância salta aos olhos. Há aqueles que criam perfil apenas para falar o que estão fazendo, bater papo. Pura irrelevância. Para isso existe MSN, Gtalk. Por sorte, há aqueles que enriquecem o serviço, oferecendo links interessantes, dicas de vários assuntos, coberturas de eventos ao vivo, etc.

Tornar o Twitter relevante depende só de você. Depende das pessoas que você escolhe para seguir. De nada adianta seguir 200 pessoas, esperando que elas também sigam você. O objetivo no Twitter não é ser o mais seguido.

Embora muitos o façam, o Twitter é mais interessante quando você segue justamente aquelas pessoas que falam sobre as coisas que mais interessam à você. Isso é relevância. Caso contrário, a sua página de informações será inundada por informações desconexas.

Achou meu post relevante? Siga-me no Twitter: twitter.com/rodrigocunha