sexta-feira, novembro 09, 2007

Tem uma idéia? E agora?

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Ontem, o Interney publicou um texto pra lá de interessante. Ele fala sobre as pessoas que têm idéias sobre projetos Web e procuram sócios. Ele aborda esse novo tipo de empreendedorismo, o Empreendedorismo Digital, onde muitos já estão se aventurando.


Ainda sem muitas garantias, empreender na Web vem se tornando uma coqueluche entre entusiastas da idéia. Blogueiros, Webdesigners, Desenvolvedores e principalmente os mais antenados, todos estão atentos ao mercado digital, às novas formas de constituir empresa. Já é sim, uma nova forma de fazer negócio.

Sempre tive vontade de montar um negócio próprio. Bem, a maioria dos brasileiros têm esse sonho, porém, motivado pela falta de oportunidades no mercado, fato gerador inclusive, do espantoso mercado informal no Brasil. Mas isso já é outra história.

Há algum tempo, venho elaborando um Projeto Web. Passei pela fase da empolgação [uau, vou conquistar o mundo], pela fase do mãos à obra [elaboração de Plano de Negócios e Website Conceitual], pela fase da procura [quem vai apoiar a idéia? porque vai apoiar? como o negócio vai gerar receita?] e pela fase da negociação [parceria com uma empresa de apoio a novos projetos].

Não é fácil. Muita gente acha que é fácil. "O cara foi lá, teve uma idéia, implantou, e agora está ganhando rios de dinheiro". Não é assim que funciona. A maioria das histórias que ouvimos, vêm sempre recheada de um certo grau de romantismo. Depois que o sujeito vence, fica mais fácil contar a história. A batalha, que é sempre toda em preto e branco e sem som, torna-se, depois que o projeto vinga, algo colorido e glamouroso.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Ter a idéia é simples. É quase a melhor parte. Ela é como um sanduíche: a 1ª fatia do pão é a idéia propriamente dita [as vezes, quando a idéia não é boa o suficiente, a fatia do pão é aquela que fecha o pacote, aquela bem dura e deformada. O recheio é a batalha [que nem sempre é saborosa] e a 2ª fatia do pão é o projeto executado. Quando você vence, você saboreia o sanduíche por inteiro. Provavelmente, irá querer comer mais, se gostar do sabor.

Como o Edney citou no seu post, "
Se ter uma idéia fosse sinônimo de genialidade viveríamos como que semideuses, bares então seriam um verdadeiro Olimpo. Quantas vezes você não ouviu a seguinte frase enquanto bebia: "Cara, eu tenho uma idéia!"

O que eu quero dizer com tudo isso? Simples. Aos que têm algum tipo de projeto Web a ser implantado e, como eu, têm uma idéia boa o suficiente para se auto-motivar [isso é imprescindível, já que a maioria não estará tão empolgada como você está], não desistam após o 1º revés. Eu já desisti várias vezes de desenvolver algo na Internet, por diversos fatores. Passado algum tempo, eu via a "minha" idéia executada por um outro alguém, quase sempre com sucesso.

Não é nada agradável você perceber que, se tivesse ido em frente, poderia ter emplacado o seu projeto. A idéia poderia ter se tornado um caso de sucesso. De qualquer forma, vale o aprendizado. Se você nunca tentou implementar um projeto Web antes, não desista. Caso a sua idéia seja realmente boa [procure certificar-se disso], siga em frente.

Não espere, faça agora! Você sempre vai ter concorrentes [geralmente clones], mas quem chega primeiro, quase sempre tem mais chances de sobreviver. Vejam o Twitter. Uma idéia simples. Depois dele? Gozub, Pownce, Jaiku [este último comprado pela Google, promete]... Por qual deles você e a maioria têm preferência
?