terça-feira, novembro 27, 2007

O Kindle causará o mesmo impacto que o iPod?

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Amazon Kindle. A notícia do lançamento do leitor digital de livros da Amazon está em todo canto, seja na mídia tradicional - as revistas VEJA e ÉPOCA desta semana publicaram matéria sobre o assunto - ou na Internet, através de blogs e sites especializados.


Li a reportagem publicada na revista VEJA, onde Jeff Bezos [que você vê na figura acima], dono da Amazon.com declara: "O Kindle pode não substituir os livros, mas faz mais coisas do que eles". Muito bem. O Kindle não substitui mesmo os livros. Faz mais coisas do que ele? Hm.... vejamos...

A grande sacada do Kindle é permitir acesso via Wi-Fi aos mais de 88.000 títulos de publicações disponíveis na Amazon.com para download, além de vários jornais, como o Wall Street Journal. Sim, logicamente, o download é PAGO! Bezos pretende, com o lançamento do Kindle, representar para o mercado editorial o que o iPod representou para o mercado fonográfico.

Delírio? Completo. Em primeiro lugar, não há como comparar o número de pessoas que ouvem música e o número de pessoas que costumam comprar livros. Música é algo que está na natureza do ser humano. Música se ouve em qualquer lugar a quase todo instante. Com os livros a história é um pouco diferente. Há quem não abra mão de ler um livro em sua poltrona confortável, em casa.

Comparar o impacto dos iPods ao que supostamente será causado pelo Kindle é delírio na certa. Não é preciso concentração para ouvir música, muito menos silêncio. A maioria das pessoas ouvem música em qualquer lugar, no ônibus, metrô, avião. Já ler um livro, muitas vezes exige concentração e conforto.

De qualquer forma, creio que o lançamento do Kindle é algo positivo. O fato de permitir consultas à Wikipedia é bastante útil. Além do mais, ele tem o poder de armazenar, em média, 200 livros. Não sei bem por que alguém armazenaria 200 livros, mas...

Agora imaginem se o Kindle permitisse o download de livros por uma quantia irrisória. Algo no estilo do iTunes, onde você compra somente as faixas prediletas de um disco. Já que Bezos delirou, por que eu não posso? Imaginem que, num futuro próximo, o Kindle [ou seja lá qual for o nome do gadget] permita o download de livros GRATUITAMENTE, de forma que o modelo fosse completamente sustentado por meio de publicidade!

Delírio? Sim, muito provável. Mas quem sabe o rumo que a publicidade online tomará nos próximos anos? O que você acha?

Sobre o Kindle:
Preço: US$ 399 [mesmo preço do iPhone]
Peso: 300 gramas. Tem a espessura de um lápis