segunda-feira, novembro 26, 2007

"O futuro já chegou. Só que ainda está mal distribuído"

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

É, as pessoas ainda resistem às facilidades da tecnologia. Hoje fui pego de surpresa com o seguinte relato:

- Pessoal, vocês não vão acreditar...
- O que foi cara?
- É bem coisa do Russi mesmo. Quinta-Feira estarei viajando e não poderei apresentar a minha parte no seminário...
- E aí, falou com o professor? O que ele disse?
- Então, ele pediu para que eu "filmasse" a minha apresentação e enviasse à vocês para que incluam no seminário ...
- Caraca, que cara maluco. O que esse doido tem em mente? Maluco, bem coisa dele mesmo.

Quem vai filmar a própria apresentação é o Israel, meu companheiro de Seminário. Ele vai gravar direto de um Hotel, pois estará viajando. Assim que ele contou sobre a exigência do professor, minha primeira reação foi: "esse cara tá maluco mesmo!" Mas essa foi a reação inicial.

O Prof. Russi não estará mais na universidade a partir de quinta-feira. Por que não fazer uso das facilidades da tecnologia? Melhor para o professor e para o aluno, que poderá apresentar o trabalho com calma e sem precisar marcar um dia extra para comparecer na universidade.

Talvez, o único empecilho fosse o aluno não ter uma câmera digital ou uma webcam, mas isso não se aplica quando a universidade em questão é a ESAG - Escola Superior de Administração e Gerência. De qualquer forma a maioria dos presentes reprovou a exigência do professor.

Creio que esse tipo de solução será cada vez mais comum. Na realidade já é. Mas nem todos gostam de "mudar as coisas". Logicamente, os critérios de avaliação variam de professor para professor. Também não dá para aplicar essa solução a qualquer aluno faltante no dia da apresentação do seminário.

Aqueles que tem pavor em falar em público - que não são poucos - poderiam apelar para o recurso facilmente. No entanto, dependendo do caso, acredito ser uma boa alternativa. Como disse o escritor norte-americano William Gibson, "O futuro já chegou. Só que ainda está mal distribuído".

Muita gente ainda demonstra resistência na hora de fazer uso de "facilidades tecnológicas".