segunda-feira, dezembro 24, 2007

1 ano de Geração Internet!

Photobucket

Hoje o post é comemorativo e longo. O Geração Internet, que iniciou suas atividades no dia 25 de Dezembro de 2006, com o nome iGeração, completa 1 ano no ar! Aproveitando a ocasião, farei uma síntese das minhas atividades como blogueiro e como cheguei até o então Geração Internet. Olhando para trás, me parece que faz muito mais tempo. Comecei a blogar em 1999. Na ocasião, escrevia no blog Mr. Hilton [sem nenhuma relação com a Paris Hilton, por favor!].


Eu era apenas mais um daqueles curiosos em entender o que significavam blogs, na época conhecidos como Weblogs. Naquela época, todos utilizavam o serviço para relatar acontecimentos do dia-a-dia. Era a fase dos Diários Virtuais, que seguiu firme até meados de 2004, aproximadamente. Tendo assimilado o conceito, passei a escrever sobre situações saia justa e a filosofar sobre o porquê de certas coisas que me aconteciam.

O Mr. Hilton, cujo domínio já pertence a outra pessoa, era algo inspirado em Seinfeld. Pena que não passava de inspiração. Algo como "Por que quando você se despede de alguém no ônibus e desce a escada, acena novamente para a pessoa quando o ônibus arranca?".

Ou ainda "Por que, quando cruzamos com uma pessoa no corredor do escritório por mais de uma vez, sempre repetimos o nome da pessoa ou fazemos algum sinal com as sobrancelhas?" [Ok, essa eu robei do J. Seinfeld]. Eram posts assim, completamente non-sense, que eu escrevia quando o fluxo de trabalho no CPD do Conselho Regional de Medicina aliviava.


Photobucket
Vai um bolo geek aí?

Findo o Mr. Hilton, passei um longo período sem blogar e a ler blogs. No final de 2004, voltei a acompanhá-los de perto e então percebi que o cenário havia mudado bastante, desde a época em que deixei de escrever, em meados de 2000.

Passei praticamente o ano de 2005 observando o movimento como telespectador. No final do ano, mais precisamente no mês de Dezembro, retomo minhas atividades como blogger com o lançamento do Entra Nessa, cuja proposta era falar sobre Marketing, Tecnologia e Entretenimento, ainda que de uma forma bastante informal.


No dia 12 de Julho de 2006, o Entra Nessa muda de nome e passa a chamar-se MARKETEC, assumindo no nome, a proposta do blog, que continuava a tratar de Marketing e Tecnologia e Propaganda. Nessa fase, iniciei um namoro firme com a publicidade e a propaganda, namoro este que deixou sequelas até hoje.

O Marketec "morre" no dia 14 de Janeiro de 2007. Na ocasião, percebi que não seria produtivo escrever em 2 blogs, uma vez que o iGeração [atual Geração Internet], entrou no ar no dia 25 de Dezembro de 2006.


A partir daí, assumo de vez o iGeração como meu blog principal. A proposta do iGeração era falar da Geração Y, a Geração da Internet. Comecei falando de música, games & afins. No entanto, a medida que me aprofundava no assunto Web, mais sentia vontade de conhecer e pesquisar sobre essa "nova alternativa de negócios".

Logo, o iGeração trocaria de nome para Geração Internet, incluindo a aquisição de um domínio .com. Nesse momento, o blog passa a dar mais ênfase ao "mercado internet" e à "economia 2.0", analisando de uma forma mais profunda, os serviços disponibilizados na rede com o advento da Web 2.0.


Em todo esse tempo, principalmente em 2007, aprendi que escrever um post não é uma tarefa fácil. Mais importante, aprendi que audiência se conquista aos poucos, sem pressa, com conteúdo de qualidade e posts frequentes.

Durante o ano de 2007, conheci vários blogueiros e tenho me relacionado com várias pessoas do meio. O balanço é mais do que positivo! Tenho aprendido muito escrevendo e lendo outras fontes e blogs. Espero aprender muito mais neste ano que está chegando.

Como diria um ex-chefe meu: "Se você já aprendeu tudo, melhor morrer. E só deixamos de aprender quando morremos". A frase é um tanto batida, mas não deixa de ser uma grande verdade que muitos, infelizmente, esquecem ou ignoram.


Para o ano de 2008, o Geração Internet têm novos planos, como a adição do Geraldo Protta como colaborador e a implementação de um novo layout, mais dinâmico e interativo. Algumas surpresas extras estão sendo preparadas para o ano que se aproxima. Stay Tuned!

À todos os meus leitores e à blogosfera em geral, Boas Festas! Que todos tenham um 2008 repleto de realizações, novos projetos, novas inspirações, muita Internet, muita evolução, muita discussão e aprendizado.

NOS FALAMOS EM 2008, AQUI MESMO!