sexta-feira, dezembro 21, 2007

Cultura Livre

Photobucket

Boas leituras na Web
. Estou sempre atrás do artigo que vai me fazer questionar certezas que tenho. Sempre atrás de algo que vai me inspirar a ter uma grande idéia.

Enfim, busco sempre o que há de melhor e o que há de novo por 3 motivos: AMO Internet e a Economia Digital, AMO encontrar coisas interessantes pela rede e dar a minha opinião neste blog e, finalmente, AMO aprender sobre este mercado em mutação DIÁRIA!

Mesmo "garimpando" bastante pela rede, é humanamente impossível encontrar todas as pérolas. Por sorte, há vários "garimpeiros" fazendo o mesmo trabalho que eu e compartilhando suas opiniões, seja através da Blogosfera, do Twitter...

Photobucket

Há pouco mais de 1 semana, encontrei algo bastante interessante. Trata-se do ebook CULTURE FREE. Este livro, lançado diretamente na Web sob licença Creative Commons, já existe desde 2004. No entanto, a versão traduzida para o Português, começou a circular faz pouco tempo, creio eu.

O título da versão em português é Cultura Livre: Como a mídia usa a tecnologia e a lei para barrar a criação cultural e controlar a criatividade, do autor Lawrence Lessig [veja website aqui], um dos fundadores do Creative Commons e defensor da Internet Livre.

Ainda não li o livro, mas ele é considerado uma referência entre vários blogueiros e jornalistas de todo o mundo. Em tempos onde a mídia tradicional tenta, de todas as formas, manter o mesmo poder que exercia antes do surgimento da Internet, uma leitura desse porte é bastante conveniente.

Para fazer o download do livro em português [formato PDF], clique aqui.