quinta-feira, dezembro 13, 2007

O Twitter irá "incomodar" as Empresas?

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Hoje, via Twitter, o Rafael Ziggy, dono do blog Sim Viral, lançou uma pergunta que me fez pensar sobre o futuro dessa ferramenta: "Será que irá demorar para que o Twitter seja bloqueado dentro das empresas?"

Que o Twitter é uma ferramenta para lá de interessante para quem sabe usar e compartilhar conteúdo, não há dúvida. Atualmente, a maior parcela de usuários da ferramenta é de profissionais da área de Tecnologia/Web e Publicidade.

Os primeiros, por já ser naturalmente curiosos por novas ferramentas, e o pessoal da Publicidade, por ver no Twitter, uma grande alternativa para "fazer barulho". Ele já é apontado como uma alternativa de divulgação para empresas que estão lançando produtos/serviços.

Os usuários definem o que é o Twitter
O que eu acho mais interessante no Twitter é o fato de a própria ferramenta ter tomado um rumo diferente daquele propósito para que foi criada. O fato de os usuários não a utilizarem para responder a pergunta básica (O que você está fazendo agora?) talvez tenha sido o maior responsável de "selecionar" usuários. Quem entrou lá para falar que estava com fome, que ia tomar banho, que ia na casa da avó ou que hoje estava triste, não se deu muito bem. Ainda bem!

Retornando à pergunta lançada no início deste post, não acredito que as empresas terão que se preocupar com o Twitter. Pelo menos por um bom tempo. Não creio que a ferramenta irá se tornar tão popular a ponto de incomodar empresas da mesma forma que Orkut e MSN o fazem.

Vejo o Twitter como algo bem específico. Enquanto que o Orkut e o MSN são voltados para usuários casuais em geral, o Twitter é voltado, por enquanto, à pessoas com interesses mais amplos na Web que apenas ler e-mails e conversar em Chats. É mais voltado aqueles que tem interesse em compartilhar conteúdo relevante. Além disso, é uma ótima janela para demonstrar interesses e personalidade. Certamente, contribui para o aumento da sua rede de contatos. Basta saber usá-lo.

Ainda, a grande maioria das pessoas não sabe do que ele se trata. Estou seguindo [recebendo informações] apenas 50 pessoas. Mais do que isso geraria um fluxo indesejável de informações para mim, sem que eu pudesse aproveitar todo o conteúdo disponibilizado pelas pessoas que fazem parte da minha lista.

Você ainda não conhece o Twitter? Experimente visitar o meu perfil para ter uma idéia do que se trata. Se você ja é leitor do meu blog, creio que faça parte dessa ferramenta. Caso você tenha caído nessa página através do Google, é possível que ainda não o conheça. Se você se enquadra no perfil de usuário que citei mais acima, não perca essa oportunidade!