terça-feira, dezembro 11, 2007

Minhas Férias no Caribe!

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Parece título de redação de primário. Mas não é.

Bem, para começo de história, as coisas já se normalizaram por aqui. Minhas "férias no Caribe" terminaram antes do previsto. Como o Caribe é um destino desejado por muitos durante as férias, até imaginei que seria mais fácil encontrar uma LAN HOUSE por lá. Mas peraí, procurar uma lan house logo no Caribe? Esse cara tá maluco? É, deve estar, a começar por essa história muquirana de "férias no Caribe". Mas vamos lá...

Passei alguns dias offline. Creio que uns 4 dias. Quem acessa a Web todos os dias e costuma acompanhar notícias através de RSS, sabe que ficar mais de 2 dias sem checar um agregador de notícias é quase como deixar de conferir a caixa de e-mails pelo mesmo período. No caso dos RSS, parece que tudo acontece exatamente durante o período que você ficou desconectado.

Ao ficar offline, qualquer louco por Web começa a imaginar: "Qual foi a bomba da semana? O que a Google deve ter aprontado? O que o Techrunch falou que acabou deixando todos de olho em uma nova Startup? Afinal, será que o Facebook apresentou alguma outra ferramenta revolucionária?"

Delírios à parte, é assim que costumamos agir quando ficamos desconectados. Com o "fim" das conexões dial up, onde era necessário aguardar até a meia-noite para ter acesso à Web [ou você era daqueles que procurava os famosos "números à cobrar" para burlar o esquema?], nem nos damos conta de que estamos online quando ligamos nossas máquinas.

Ainda me lembro quando uns poucos felizardos alardeavam: "Quando ligo meu PC ele já está na Internet. Nem preciso digitar login nem nada". "Naquela época" parecia um sonho, algo muito distante da realidade da maioria. É por isso que, quando ficamos sem acesso à Web, temos a impressão de estar "por fora", completamente desnorteados. Afinal, para que ligar o PC se ele não tem conexão com a Internet?

By The Way, acabei inventando essa história de férias no Caribe para "encobrir" um problema que aconteceu com meu modem, ao fazer algumas mudanças aqui em casa. É, meu "scavuska" me deixou na mão por esses dias. Agora, com tudo em ordem, olho para o Netvibes e tenho preguiça de ler todos aqueles RSS acumulados durante "tanto tempo".

Será que tanta coisa acontece mesmo ou esse fluxo imenso de informações não passa de muitas notícias irrelevantes agregadas que, servem apenas para fazer você perder o seu tempo?

Bem, é tudo uma questão de seleção e relevância. Foi por isso que falei que fui passar minhas férias no Caribe. É mais interessante do que falar que meu modem estava com problema. É partindo desse princípio que selecionamos o que lemos...