quarta-feira, dezembro 12, 2007

O Videogame como Eletrodoméstico

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

A Web, além de revolucionar os meios de comunicação, de criar novas modalidades de negócios, vem criando novas possibilidades também no mundo do entretenimento.

Expansão de Operações
A Microsoft divulgou ontem que a Xbox Live Video Marketplace, também conhecida como Video Store - rede para compra e aluguel de filmes e séries do Xbox 360 - que operava exclusivamente nos EUA, agora expande suas operações para o Canadá, Reino Unido, França, Alemanha e Irlanda.

Só para se ter uma idéia da dimensão da Video Store, são parceiros de conteúdo, estúdios como a Paramount Pictures, CBS, TBS, MTV Networks, UFC, NBC, Warner Bros, Liosgate Films e Walt Disney Pictures.

Aos usuários da rede do Xbox 360, é dada a opção de locar o conteúdo ou comprá-lo. Os seriados de TV, ao serem comprados, ficam armazenados permanentemente no HD do console. Já os filmes, além de locá-los, é possível comprá-los. Ao locar um filme, o conteúdo se auto-destrói após 24 horas da primeira visualização ou 14 dias após a compra (?!?).

E agora? Isso está certo?
É aí que, ao meu ver, se encontra o maior problema da Video Store: Ao comprar um filme, o usuário tem a "posse" do mesmo somente por 14 dias! A fonte desta notícia vem de um site especializado em games, o Finalboss. No entanto, isso não faz sentido. Com relação à locação tudo bem. Você loca o filme e, após 1 dia, o conteúdo se auto-destrói, nada mais justo.

Mas, e ao comprar o filme? Acredito que nem haja essa possibilidade. Deve ter havido um equívoco na tradução do Finalboss. Caso a operação de compra seja realizada mesmo desta forma, acho um tremendo desperdício.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Se a coisa funciona mesmo dessa forma, deve ter havido problemas na negociação com os estúdios que fornecem conteúdo, afinal de contas, caso a Video Store permitisse que compradores armazenassem os filmes permanentemente em seus Xbox, os estúdios estariam, de certa forma, dando um tiro nos próprios pés, já que o mercado de DVDs ainda segue com certo fôlego.

DVDs X Conteúdo Digital
Mas aí vem aquela questão: até quando? O conteúdo digital já impacta, de certa forma, na receita obtida com a venda de DVDs. Não seria interessante apostar pesado nesse novo mercado, sabendo que já nem é mais uma tendência e sim uma realidade?

Até pouquíssimo tempo atrás, a Internet nos dava a possibilidade de jogar online. Achávamos que, até então, as possibilidades seriam restritas à jogatina. O que vemos agora é uma verdadeira indústria oferecendo conteúdo para consoles.

O Videogame como Eletrodoméstico
Os fabricantes de consoles já perceberam o potencial desse "mercado paralelo". O shopping virtual não está restrito à games. Quando o Playstation 2 foi lançado, todos ficaram boquiabertos com a possibilidade de assistir à filmes no próprio console. Era apenas o início. Naquele momento, o console saia do quarto para freqüentar salas de estar. O videogame já é um eletrodoméstico.

Sendo assim, ele já concorre com a TV. Na realidade sempre concorreu, mas não representava uma ameaça considerável, uma vez que disponibilizava apenas games. Agora além deles, podemos ir além da própria TV. Enquanto isso, aqui no Brasil seguimos sem o iTunes, sem a Video Store da Microsoft... . Os piratas de plantão agradecem!