quinta-feira, dezembro 20, 2007

As Redes Sociais em 2011

Photobucket

No último dia 14, o eMarketer divulgou o relatório
The Promise of Social Network Advertising [A Promessa da Publicidade em Redes Sociais]. O relatório divulga os resultados de 2006 e 2007, além e traz projeções até o ano de 2011, com relação ao aumento do número de usuários adultos e jovens em Redes Sociais nos EUA.


O relatório também demonstra os gastos, cada vez maiores, com publicidade em Redes Sociais em todo o mundo. Em todos os casos, é apontado um aumento tanto de jovens quanto de adultos, até o ano de 2011. Entretanto, o dado que mais salta aos olhos, é o aumento dos gastos com publicidade. Comparando-se apenas o ano de 2006 com 2007, houve um aumento de nada menos que 155%!

Photobucket
O Uso de Redes Sociais por Adultos Americanos entre 2006-2011 [em milhões e % de usuários adultos de Internet] - Fonte: eMarketer

A população de adultos que hoje faz uso de Redes Sociais, gira em torno de 37%. Até 2011, esse número subirá 49%. Nada mal. Debra Aho Williamson, Analista Senior do eMarketer e autora do relatório, prevê que no ano de 2011, a metade dos adultos com acesso à Internet e 84% de todos os jovens online, farão uso de Rede Sociais todo o mês. Segundo Debra, os dados falam por si. As Redes Sociais deverão continuar cada vez mais presentes na vida dos Internautas.

Photobucket
O Uso de Redes Sociais por Jovens Americanos entre 2006-2011 [em milhões e % de usuários jovens de Internet] - Fonte: eMarketer

Com relação aos gastos com publicidade para 2008, há uma previsão de um aumento de 82% com relação ao ano de 2007. Ainda segundo o relatório de Debra, o MySpace e o Facebook juntos, recebem mais de 70% de todos os gastos com publicidade nos EUA. Ela também afirma que esse crescimento é garantido, a não ser que os jovens deixem de fazer uso de Redes Sociais ao crescerem, o que ela considera improvável. Atualmente, 70% de todos os jovens dos EUA fazem uso desses sites.

Photobucket
Gasto Mundial com Publicidade em Redes Sociais entre 2006-2011 [milhões e % de aumento]
- Fonte: eMarketer

Não há dúvida quanto ao crescimento desenfreado das Redes Sociais, tanto no Brasil como no mundo afora. Elas são um sucesso absoluto nos quatro cantos do mundo. É natural que, com o crescimento cada vez maior dessas redes, haja aumento de propagandas, usuários fake, vírus - como o que atuou no Orkut no último dia 19 - e muito, mas muito spam.

Pessoalmente, creio que haverá, aos poucos, o surgimento de Redes Sociais cada vez mais especializadas em serviços específicos. Acredito que elas se dividirão em partes menores, onde a tendência é de um "convívio" mais ordenado. Aí está uma ótima oportunidade para Empreendedores Digitais. Mãos à Obra!