terça-feira, junho 12, 2007

Apple 'Safari' x Microsoft 'IE': Começa a Guerra!

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Tela do Safari rodando no meu PC: no novo site da Apple, sem problemas

Ontem, dia 11, Steve Jobs da Apple anunciou novidades quentes na WWDC 2007. Além do Leopard, novo sistema operacional para o Mac, Jobs anunciou o Safari para Windowns! Para quem não conhece, Safari é o browser nativo do Macintosh. É algo como o Internet Explorer muito melhor que o Internet Explorer, por exemplo.

Segundo a Apple, o Safari é até 2 vezes mais rápido que o Internet Explorer e 1,6 vezes mais rápido que o Firefox. Todos sabemos que Steve Jobs é um marketeiro de mão cheia e que adora 'arrotar' suas conquistas. Mas, convenhamos, ele exagera em alguns momentos.

Vale a Pena?
Resolvi conferir o Safari para averiguar se realmente é como Jobs afirmou. Baixei a versão Beta (a única disponível, já que a definitiva só estará disponível em Outubro) e instalei no meu PC. O Safari é bonito, possui uma interface que coloca o Internet Explorer no chinelo (também não precisa de muito para realizar essa 'façanha') e recursos bastante interessantes. Mas, como a maioria dos softwares Beta, são geralmente, cheios de Bugs.

E não foi diferente com o Safari. Por várias vezes o programa fechou sozinho, sem qualquer motivo, apenas informando que houve um erro interno. Também tive problemas com várias páginas. O site da UOL, por exemplo, foi exibido completamente fora de formatação e na maioria dos sites, o browser não conseguiu exibir palavras em negrito e em itálico, além de alguns links que também apresentaram problema.

O mais interessante é que o browser foi lançado com um botão de um inseto (bug). Quando um problema aparece, você clica no inseto, relata o problema e envia uma foto da tela para a Apple. Tudo isso é realizado em questão de segundos.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Tela do Safari no site do UOL: problemas com a formatação de texto

E o Safari no Mercado?
Acredito que com o lançamento do Safari, a guerra dos Browsers vai esquentar ainda mais. Tido como o melhor browser para quem não utiliza o Internet Explorer, o Firefox que vinha ganhando cada vez mais mercado, ganha um adversário de calibre na competição. Tudo vai depender de como será a versão final, a ser lançada em Outubro pela Apple. Se o Safari rodar como roda no Macintosh, a Mozilla, fabricante do Firefox, irá perder muito do seu apeal.

E a Microsoft?
Acredito que a empresa de Bill não esteja lá muito preocupada com essa briga. O negócio da Microsoft nunca foi browser. Acho que isso fica bem claro quando deixamos de utilizar o Internet Explorer e passamos a usar o Firefox. O progresso é chocante!

Mas é a velha história: é difícil quebrar paradigmas. Porém, no mundo da tecnologia, parece que essa história é diferente. Afinal, a Microsoft não opera 'tão sozinha' como há tempos atrás... e a Apple está obtendo cada vez mais prestígio numa velocidade espantosa!

Acesse www.apple.com/safari se desejar fazer o download da versão beta do Safari.