sexta-feira, junho 08, 2007

Mac bate forte em PC. Aconteceu na Petrobrás!

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Hoje o post será baseado na experiência de Geovane Ferraz Monteiro, colaborador do site AppleMania.info. A aventura de quebrar paradigmas é difícil e cansativa, mas o resultado, ou pelo menos o esboço de reações negativas ao que já está estabelecido, já é válido e encarado como um grande avanço.

Geovane compartilha conosco a experiência de ter realizado uma pequena apresentação para o pessoal de RH da Petrobrás e alguns membros da alta administração e Engenheiros da Empresa.

A Missão: construir uma EAP (Estrutura Analítica de Projetos) com cronograma para acompanhamento de todo empreendimento, inclusive com alocação de recursos, materiais e equipamento e fazer uma apresentação de como o trabalho irá se desenvolver para gerenciar 78 projetos num total de $ 65 milhões até o final de dezembro deste ano.

Detalhe: Toda a apresentação foi feita em um MacBook Pro. Com vocês, Geovane:

"A apresentação foi sem muita frescura, barulhinhos e essas coisas, mas em uns poucos momentos em que tive oportunidade, como troca de slides, gráficos 3D perfeitos e efeitos de tabelas, arrebentei!

Fui aclamado pela crítica (detalhe: eles não sabiam que eu iria levar meu Macbook Pro para a reunião) ao final de uma reunião de 3 horas. Ficaram mais uns 50 minutos fazendo um milhão de perguntas sobre o Apple. Mostrei tudo: segurança, estabilidade do sistema, multi-tarefa, elegância e, claro, criatividade, utilizando as ferramentas certas.

Infalível: perguntaram sobre o Windows nele. Rodei Ubuntu, Vista e XP pelo Parallels, arrancando suspiros. Troquei de plataforma utilizando o efeito do cubo. Vocês tinham que ver a cara deles! Pareciam crianças vendo Papai Noel.

O mérito não é meu, e sim do Macbook Pro. Pois usei meu celular SonyEricsson com Bluetooth para comandar o Mac. Ficaram babando, literalmente. Não estão acostumados com tamanha facilidade de uso e refinamento dos trabalhos finais com qualidade superior.

Mas teve um, da área de suporte de TI da Petrobras, que disse:

– Isso não serve para uma corporação como a Petrobras.

Perguntei porquê.

– Política de segurança da informação da empresa.

– Uai, pelo que sei, o sistema menos seguro do mundo é exatamente o XP, em mais de 99,99% das estações da Petrobras. Sabe quantos vírus existe para o Mac? Zero. Nenhum!

Ele não soube responder e saiu da sala com um beiço do tamanho do mundo.

– Olá, sou um Mac!

– Olá, sou o Senhor PC humilhado!"

A velha e boa conclusão? Toda unanimidade é burra!

Obs.: A matéria completa incluindo os programas utilizados pelo Geovane, você encontra neste link http://applemania.info/?p=455

Aproveitando a oportunidade, publico aqui um divertido vídeo da campanha Get a Mac, da Apple. Esta campanha foi premiada pela revista AdWeek como a melhor e mais eficaz de 2006. Ah, a nossa Gisele Bundchen está nela. No vídeo, um 'PC' comenta como um 'Mac' a experiência de finalizar um vídeo caseiro. No final, o Mac resolve mostrar o resultado de seu trabalho. O PC, surpreso com a qualidade do trabalho realizado no Mac, fica desencorajado de mostrar o seu. Não deixe de assistir! :)