quarta-feira, junho 13, 2007

O Fim das Locadoras OFF LINE?

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

A questão do fim do modelo de negócios que as locadoras de filmes utilizam hoje, é uma questão que venho prevendo faz tempo. A questão é bastante visível para todos, creio eu. Baixar filmes está cada vez mais fácil. Não? Você não tem banda larga? Bom, ainda terá. Mais cedo ou mais tarde.

Um Novo Modelo?
Mas o que me fez revisitar esse tema foi uma declaração de Steve Jobs, da Apple. Infelizmente não me recordo da fonte da informação, mas Parte da notícia foi publicada no Financial Times de Domingo e também pode ser lida aqui, onde Jobs declarou que, até o final do ano, entrará com um modelo de locação on-line de filmes. Até aqui nenhuma novidade. Na verdade a informação não dava muito detalhes sobre como irá funcionar o sistema. Mas pensem comigo...

... A iTunes já funciona com a venda de músicas, filmes e seriados. Acredito que seria perfeitamente viável adaptar a loja virtual para um modelo de locação. O usuário faria o download do filme, transferiria o conteúdo para o seu iPod, assistiria o filme e pronto. O conteúdo se auto destruiria. Tudo isso com um preço muito mais acessível que a compra de um arquivo no iTunes.

Vamos e convenhamos. Comprar um DVD na caixa, cheio de extras, dependendo do caso, até vale a pena. Agora comprando um filme no iTunes, você paga um preço considerável, assiste e depois? Faz o que com aquele arquivo? Não é palpável. Não há apeal para colecionar filmes desta maneira. Dessa forma, acredito que o modelo de locação seja muito mais viável. Pagando muito menos, você assiste o filme e o arquivo se auto destrói.

Além do mais, este modelo protege tende a conservar um pouco mais a indústria de mídias físicas, já que para ter o filme, ainda seria necessário comprá-lo (pelo menos para grande parte das pessoas). Vamos torcer para que o modelo seja esse. Além do mais, não haveria o custo de distribuição e nem da fabricação da mídia, caixa e outros custos atrelados.

Pense como seria bom ter sempre a sua disposição os lançamentos do mês sem ter que esperar para locar em uma loja física, onde nem sempre o filme está disponível.

Ps.: Não defendo o fim das locadoras físicas. Só não acho que seja possível continuar com o atual modelo. As locadoras, na minha opinião, precisam agregar muito mais serviços e oferecer muito mais além da mera locação de DVDs. A maioria das lojas ainda é pouco atrativa.