sábado, junho 30, 2007

iPhone: Primeiras Impressões

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Pronto. Agora é esperar para ver o que acontece. Afinal, o iPhone era mesmo só hype ou ele realmente entrega o que promete? É o que veremos nos próximos meses.

Ontem, após as 18h em Nova York, as lojas da Apple abriram para o lançamento do iPhone. Houve movimento acima do normal nas lojas, afinal de contas, era um novo 'brinquedo de Jobs' na praça. Mas, diferente do que se viu quando o Nintendo Wii foi lançado - onde a Nintendo até hoje luta para conseguir suprir a demanda de Wii que, em seu lançamento, teve todas as suas unidades esgotadas em todas as lojas onde foi posto à venda - o iPhone tinha até ontem, por volta das 0:00h, várias unidades em estoque em suas lojas.

As pessoas que ficaram na fila apenas perderam tempo. Mas, segundo o site da Wired, que publicou um review de 1ª mão sobre o aparelho, o iPhone não vale o $$$ investido. Aí vão algumas críticas e pontos fortes, apontadas por Scott Gilbertson, da Wired.com :

Fato 1: Qualidade das ligações
A qualidade das ligações, quesito importantíssimo quando se trata de um telefone, não é tão boa quanto se dizia por aí. Segundo Scott, a experiência tida até agora com o iPhone, remete ao seu último telefone da AT&T, ou seja, a qualidade varia de "OK" a ruim, nunca estando realmente boa. Ele ainda ironiza: "Sejam bem-vindos ao paraíso, amantes do iPhone"

Fato 2: O teclado sensível ao toque
A Apple já havia demonstrado através de vídeos que a experiência de escrever um texto no iPhone seria fácil. Foi desenvolvido um sistema inteligente que entra em ação assim que escrevemos alguma palavra. O iPhone pesquisa em sua base e tenta adivinhar a palavra que você vai escrever, tornando desnecessária a digitação completa.

Até aí tudo bem. O problema aparece quando vamos digitar uma senha para acessar e-mails, por exemplo. Por razões óbvias, esse sistema deixa de funcionar e, marinheiros de 1ª viagem terão problemas ao entrar com senhas, já que é preciso se acostumar com o sistema de toque. Mas, com o tempo, é provável que as pessoas se acostumem com o teclado e o estarão usando como um teclado QWERT. Será?

Fato 3: Checando E-mails
Scott teve alguns problemas ao acessar sua conta do Gmail. Ao introduzir sua senha, todos os e-mails já baixados em seu computador, incluindo os já lidos, foram novamente baixados para o iPhone. Como se não bastasse, nenhum dos filtros que havia criado para separar suas mensagens em pastas distintas funcionou. Uma lista imensa de mensagens se acumulou na tela.

Fato 4: Navegando na Internet
Navegar na Internet, segundo Scott, é muito mais prazeroso. Apesar de o Safari não ser o melhor browser do mercado, a navegação é rápida e agradável, desde que você não acesse sites com Java ou Flash (o iPhone não suporta essas tecnologias, fato que obrigou o site Youtube a converter sua biblioteca de vídeos para um formato compatível com o aparelho) :(

Fato 5: Câmera de 2 megapixels
A câmera funciona bem, desde que em locais com iluminação não muito forte, caso contrário você verá fotos bastante pixeladas.

Fato 6: Outros aplicativos
Os outros aplicativos, como checagem do clima, funcionam de forma bastante convincente.

Fato 7: Conexão Wi-fi Vs. AT&T
Ter acesso a Internet através do iPhone utilizando conexão Wi-fi é bastante prazeroso. A conexão é rápida. O mesmo não se pode dizer quando você sai da rede Wi-fi e passa a utilizar a conexão da AT&T.

O veredito final
Segundo Scott, não há como negar as qualidades do iPhone. Porém, ele definitivamente não vale os 600 dólares. Pela metade do preço você encontra alternativas bastante interessantes.

Bom, é esperar para ver, afinal essas são as primeiras impressões de um dos editores da Wired. Já li várias opiniões na Web, gente falando que é muito melhor investir em um telefone celular de ponta que investir em um iPhone. Até agora eu não vi gente falando que ele é realmente "A 8ª maravilha do mundo".

Mas vamos e convenhamos: com o iPod, a coisa também não aconteceu do dia para a noite. Foi ainda pior. Ele estreou sendo compatível apenas com o Mac. Usuários PC tiveram que esperar. E mesmo assim, hoje o iPod é o que é!

Ah, é preciso dizer que já há uma inflação de iPhones no eBay? =D