segunda-feira, junho 11, 2007

A Microsoft agora é Cool?

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Parece que a Microsoft cansou de ser uma empresa 'não cool'. Há algumas semanas, a empresa de Bill Gates resolveu dar uma de Apple e revelou ao mundo um de seus projetos mais ambiciosos, o Microsoft Surface. Confesso que quando assisti a uma breve apresentação, através de um vídeo no site da revista Wired, não fiquei lá muito entusiasmado.

Hoje, ouvindo o podcast do Papotech, prestei melhor a atenção aos detalhes da 'mesa'. Resumindo, a Microsoft irá lançar ainda neste ano, ao preço de 10 mil dólares (uhhh!), uma mesa contendo sensores de movimento que irão capturar os toques na tela dados por usuários durante a interação.

Observe uma das possibilidades: será possível, por exemplo, chegar em um restaurante e, ao invés de chamar o garçom, você mesmo fazer o pedido através desta 'mesa interativa'. Selecionado o pedido, através de um menu contido na própria mesa, o garçom vem até ela trazendo o prato e os drinks solicitados. Ao final da refeição, você poderá colocar o cartão de crédito em cima da mesa para efetuar o pagamento. Nesse momento, 'a mesa' identifica o cartão e calcula o valor da sua conta. Será possível escolher o que você irá pagar, havendo a possibilidade de repartir os gastos com as pessoas que estiverem com você.

Mas esta é somente uma das possibilidades da Microsoft Surface. O sistema será vendido inicialmente para cassinos (imagine como será jogar pôquer, xadrez, damas...) e redes de restaurantes. Imagine sentar em uma pizzaria, fazer o pedido, que acaba demorando mais que o previsto, e ficar literalmente 'brincando' com esse negócio :)

Assista aos 3 vídeos abaixo. São sensacionais!