sexta-feira, junho 01, 2007

"Wii" Will Rock You

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
"Wii Will Rock You", é o texto de chamada do artigo sobre o Wii

A era do videogame. Videogame já foi POP. Mas nunca da forma como é hoje. A mais recente edição da revista FORTUNE, por exemplo, traz um artigo gigantesco sobre a atual guerra dos consoles. A revista traz na capa uma afirmação, no mínimo, provocativa: "How Wii Won" (algo como "Como o Wii Venceu").

Afirmar que o console da Nintendo já é o vencedor desta geração pode até ser um pouco precipitado. Porém, analisando alguns fatos, é o mais provável que aconteça. Vamos agora aos 5 principais fatores que estão contribuindo para a atual posição do Wii no mercado:

1- é o console mais barato da nova geração (custos de produção muito baixos);
2- reinventou a forma de jogar, com o WiiMote;
3- está atraindo jogadores casuais, inclusive os que não manifestavam interesse em videogames, justamente pela jogabilidade renovada
(QUALQUER um joga, não somente quem AMA videogames);
4- acessível para TODAS as faixas etárias (há notícia de que até asilos estão comprando o console da Nintendo para divertir idosos);
5- o custo para produzir software é MUITO menor que os dos concorrentes Sony e Microsoft.

Além disso, o Wii tem sido o produto com o maior número de vendas desde o lançamento do iPod, da Apple. Os 2 criaram uma nova forma de entretenimento. Mas o Wii, sem dúvida, não agrada a todos. Quem dá prioridade à gráficos de última geração e alta definição de imagem, pode ficar decepcionado com o console da Nintendo.

O Wii, fazendo uma análise fria e crua em termos de hardware, nada mais é que um GameCube REinventado. Não apresenta gráficos muito superiores aos de um Playstation 2 ou Xbox.

Mas, quem está buscando apenas diversão casual, sem dúvida o Wii vem a ser a melhor escolha. A estratégia adotada pela Nintendo de criar um produto diferenciado para o mercado de videogames, fez com que ela não concorresse mais, pelo menos de forma direta, com a Sony e a Microsoft. Jogadores casuais não irão gastar MUITO para adquirir um console POTENTE. Preferirão o Wii, como já está acontecendo.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Miyamoto: "Nós estávamos perdendo para o controle remoto da TV. Então nós pensamos que tipo de controle poderíamos criar que não faria as pessoas ficarem com medo de tocá-lo?"

No meio de toda esta história, quem vem decepcionando é a Sony. Lançou uma máquina potente, porém com um preço impraticável, graças a adoção do drive de Blue-Ray como mídia padrão. Outro problema que a Sony vem enfrentando é a perda de vários títulos exclusivos para a concorrente Microsoft. A Sony está com uma BOMBA nas mãos. E tem mais: caso a Nintendo seja mesmo a vencedora desta geração, é bem possível que ela também seja da próxima.

Como a base de usuários do Wii cresce muito a cada dia, daqui a 5 anos (média do ciclo de vida de um console) a Nintendo poderá lançar um Wii mais sofisticado, agregando as funcionalidades do atual à um chip gráfico mais potente. Estaria armada a armadilha para os concorrentes. Mas ainda há muito o que acontecer nesta geração. A Sony irá baixar os preços de seu Playstation 3 e a Microsoft provavelmente fará o mesmo com o seu Xbox 360.

Eu, com certeza, irei assistir um pouco mais desta guerra nos bastidores. Quando os preços estiverem mais acessíveis e mais títulos estiverem no mercado, ficará mais fácil fazer a escolha certa. Enquanto isso, meu Playstation 2 insiste em SOBREVIVER :)