quinta-feira, junho 21, 2007

Até quando a SONY vai aguentar?

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

E a guerra continua. O sucesso fenomenal da Nintendo com o Wii e o DS, tem feito a empresa se aproximar do valor de mercado da Sony, não somente no setor de videogames, mas com relação a toda Corporação Sony, o que engloba câmeras, TV's, aparelhos de DVD e etc...!

De acordo com a Reuters, a capitalização de mercado da Nintendo gira em torno de 51 bilhões de dólares, contra 53,8 bilhões da Sony. Mesmo com a Sony tendo um incremento de 72% em seu share de mercado nos últimos 2 anos, a Nintendo praticamente quadruplicou a sua participação de mercado no mesmo período, o que torna o CEO Hiroshi Yamauchi o 3º homem mais rico do Japão!

Mas a Sony ainda tem o maior mercado. Os resultados atuais da Nintendo não significam que a hegemonia da Sony, conquistada heroicamente na era Playstation, está quebrada. O Playstation 3 continua deficitário, se comparado com as vendas do Wii e do Microsoft Xbox 360. A Sony tem 2 grandes problemas: o preço nada competitivo de seu Playstation 3, questão que precisa ser resolvida o mais breve possível, e a incapacidade da empresa de assegurar lançamentos exclusivos para seu console, como fazia na era Playstation 2.

Esses fatores, aliados ao grande golpe de inovação dado pela Nintendo através do Wii, estão ofuscando a marca Playstation e, conseqüentemente, minando os lucros da Sony, que tinha a marca Playstation como o seu carro-chefe. Até quando a Sony aguentará os golpes da Nintendo sem levar um nocaute?