sexta-feira, julho 06, 2007

A Apple e o efeito Halo

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Apple Store: Uma questão de bom gosto

Eu nunca fui ligado em Apple. Acreditem. Apesar de meus últimos posts neste blog terem sido sobre a Apple, eu nunca fui um admirador fervoroso da empresa. Ando escrevendo muito sobre Apple porque é o que está acontecendo no mundo da tecnologia. É vanguarda. A Internet está cheirando a Apple.

MAC? O que é isso?
Sempre conheci pouca gente que usasse Macintoch. Na verdade, tenho apenas um amigo que faz uso de um. É o meu amigo Sato. Sato sempre foi Apple até os dentes. Hoje ele vive no Japão, mas quando ainda morava no Brasil, já era seguidor da empresa. Eu, que na segunda metade da década de 90 utilizava o PC basicamente para bater papo e ler e-mails, não conseguia entender aquele universo do Macintosh.

Eu olhava o MAC e o achava estranho. Mas aquela barra de menu superior e as fontes diferenciadas me deixavam intrigado. Mas parava por aí. Só voltei a sentir o cheiro da maçã quando o iMac foi lançado, em 98. Impossível não se deslumbrar com toda aquela beleza e bom gosto. Mas depois de todo o alvoroço em torno do lançamento dele, voltei a deixar a maçã de lado.

MAC? Ah, claro...
Abreviando um pouco toda a história, o lançamento do iPod fez mudar toda a minha visão com relação a Apple. Talvez porque também tenha mudado toda a empresa. Sempre me interessei pelo iPod. Mas era caro demais. Quando tive contato com um iPod Vídeo, no início de 2006, foi que comecei a realmente DESEJAR um. Comecei a me interessar por tudo que a empresa lançava e já havia lançado.

Comprei um iPod Vídeo no mesmo ano. Comecei a falar de Apple. Comecei a defender a Apple. Aos que não entendiam como era aquele mundo de quem possuía um produto Apple, eu tentava explicar como era. O sentimento. A Apple atingiu um patamar de admiração que fez com que seus clientes se tornassem devotos da empresa. Eu não vejo a hora de entrar em uma Apple Store. Sou exagerado? Pode ser! Mas quando você tem Apple, você passa a fazer parte de uma COMUNIDADE.

Talvez seja por isso que eu queira comprar um Macintosh. Um MacBook. Enquanto não faço isso, quem chega aqui em casa e usa o meu computador, sempre pergunta:

- Cara, você não usa mais Windows?
- Uso sim, infelizmente.
- Mas como? É tudo diferente. Por que a maçã no Boot? Por que é tudo tão bonito?
- Então. Eu uso um programa para modificar a aparência do meu Windows. Assim, ele parece um MAC.

O Efeito Halo

Pena que só parece. Algumas coisas, infelizmente o programa não consegue mudar. Não fiquei livre de vírus nem de travamentos, mas consegui me livrar do logo da Microsoft =D
Esse é o efeito Halo. Está acontecendo com muitas pessoas, graças ao iPod. Gente que nem sabia o que era Apple está, aos poucos, se interessando pelo Mac OS X.

O mais interessante é que os que experimentam, dificilmente voltam a usar Windows. Se voltam, pelo menos pensam seriamente em comprar um MAC e utilizar os dois. Dois fatores pesam nessa decisão:

- Mac é tão fácil de usar que até a minha avó usaria;
- O bom gosto das fontes utilizadas, o layout dos softwares e o próprio formato do computador são de encantar qualquer um.

Ah, eu ainda utilizo APENAS o Windows porque AINDA não tenho dinheiro para comprar um Macintosh. Enquanto isso, vou me iludindo com o meu MAC disfarçado =D